terça-feira, 5 de março de 2024

Palavra se fez carne - 4 de março, 2ª feira, 3ª semana da quaresma


4 de março, 2ª feira, 3ª semana da quaresma


- Hoje é dia 4 de março, 2ª feira da 3ª semana da quaresma

- Quaresma é um tempo de oportunidades. Vivermos a graça da vida nova, exige sempre a renovação do ânimo e das disposições do espírito para reconhecer a presença de Deus que está no meio de nós. Peça ao Senhor olhos capazes de enxergar Sua presença, Sua ação e Seu amor que alcança todo lugar e pessoa que se abre, pela fé, à vida em Deus.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 4, versículos 24 a 30:

Jesus vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim, Naamã, o sírio. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- O texto bíblico mostra o que acontece com Jesus na Sinagoga após ler as Escrituras. E que o grupo presente na sinagoga de sua terra Nazaré, não acolheu suas palavras. Comumente na sinagoga se falava sobre as Sagradas Escrituras, a comunidade se reunia em torno da Palavra. Jesus apresenta Deus na perspectiva universalista, ou seja, Deus que está disposto a salvar a todos. Vendo Jesus falar assim, todos ficaram furiosos, não admitiam essa ‘ideia’ de um Deus que ama a todos. Expulsaram-no da cidade, não é bem recebido como também é expulso. Por fim, Jesus passa serenamente por eles e sai da cidade. Converse com Deus sobre tua abertura em acolher aquilo que Ele te quer dar, Sua vida e salvação.

- Diante das atitudes que o texto apresenta, nos confrontamos com as nossas. Estamos dispostos a escutar e reconhecer Jesus como mestre? Quando escutamos o anúncio da Boa Nova corremos ao encontro de Jesus para conhecê-lo? E um último questionamento: será que, assim como os discípulos não estamos nos admirando com as atitudes e esquecendo de praticá-las?

- “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. Reconheça-te como pátria do Senhor, como terra que ele quer visitar e encontrar acolhida. Pratique a abertura de coração para reconhecer a presença de Deus em todos aqueles que passam pela tua vida. Acolha a bênção de São Patrício como força para tua caminhada:

Que a força de Deus nos guie!
O poder de Deus nos preserve!
A sabedoria de Deus nos ilumine!
A mão de Deus nos ampare!
O caminho de Deus nos oriente!
O escudo de Deus nos defenda!
O exército de Deus nos preserve
das ciladas do mal e das tentações do mundo!
Cristo esteja conosco! Cristo esteja à nossa frente!
Cristo esteja em nós! Cristo esteja sobre nós!
Que tua salvação, Senhor,
esteja ao alcance de nossa mão,
agora e para sempre!

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor as oportunidades de encontro com Ele. Faze do teu coração um lugar acolhedor e reconhece a todo instante a graça que Deus quer te oferecer. Certo de que Ele procura um coração generoso de acolhida. Seja você esse coração que não deixa o Senhor seguir o caminho sem antes repousar em Ti.

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre, Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário