quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 07 de fevereiro, 4ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


07 de fevereiro, 4ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 07 de fevereiro, 4ª feira da 5ª semana do Tempo Comum.

- Hoje Jesus convida a cada um, por meio de uma breve parábola, a olhar para dentro de si, na profundidade do coração e valorizar o que é essencial à vida de proximidade com Deus. Jesus convida a superar a compreensão restrita sobre a “pureza e impureza” diante de Deus. Peça ao Senhor que ajude você, assim como fez com os discípulos, a compreender o que significa a pureza, estar próximo de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 7, versículos 14 a 23:

Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: "Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?" Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: "O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

- Jesus ajuda a entender melhor o significado da pureza diante de Deus. A impureza era ligada a normas, a costumes relacionados com alimentação, higiene do corpo, contato com pessoas de outra religião, raça... Ele mesmo foi vítima de exclusão por comer, tocar, conversar com pecadores, doentes... Jesus exorta a superar essa norma que domina e excluí. Ele amplia a visão de normas exteriores para uma ação que vem o interior do coração da pessoa, que promove a verdadeira proximidade com Deus. Não é um alimento que ao ser ingerido, torna uma pessoa impura, mas sim as ações interiores que promovem o mal. Peça ao Senhor que te ajude a crescer na fé, a perceber o essencial, produzir, a partir de dentro do coração, a pureza, ou seja, as ações que geram vida, proximidade com Ele e com os irmãos. Que suas atitudes expressem a beleza de Ser Humano.

- Você percebe hoje, atitudes de rigidez diante leis e normas do sagrado e profano? Normas exteriores que excluem, promovem preconceitos...? Cuida do seu interior, alimenta e cultiva seu coração, para que dele brotem boas ações que edificam e geram alegria, proximidade com Deus e os irmãos?

Disse Jesus: “...Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?". Diz assim um trecho da Canção de Jota Quest, A voz do coração:

“E ouvir a voz do coração
Não ser só mais um na multidão
Aonde o sol revela a alma
Pra onde mora a nossa calma
Ela é sempre a solução...
Ela vem pra te dizer
Que apesar de toda pressa
Que apesar de tanta meta
Ainda há tempo pra viver
Ela vem pra decidir
Que apesar de qualquer mágoa
Que apesar de tanta falta
Ainda há tempo pra sorrir
...
Ela vem pra decidir
Que apesar dessa neblina
De tanto sentimento cinza
Que a gente pode colorir e resistir

- Agradeça ao Senhor pela alegria da sua presença e pelo Espírito de amor que faz brotar em seu coração a pureza que aproxima você de Deus e dos irmãos, com ações amorosas, éticas, justas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário