quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 7,14-23 - 07/02/2024


Deixe o Senhor purificar o seu coração de todas as maldades

“Ele disse: ‘O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem’.” (Marcos 7,20-23)



O Evangelho de hoje continua no mesmo contexto do Evangelho de ontem: os fariseus eram um grupo que tinha uma preocupação extrema com certas normas e tradições religiosas, eles viviam um rigorismo incondizente com aquilo que realmente estava nos seus corações. Embora vivessem todas essas ações de purificação externa — eram vários ritos de purificação —, além de não comerem certos alimentos considerados impuros, por dentro, em seus corações, ou seja, em suas reais intenções existiam inúmeras maldades e impurezas.
A esse respeito, Jesus nos ensina, e ensina aos seus discípulos, que não são as ações externas ou o não comer certos alimentos considerados impuros que os tornaria impuros, mas o que torna a pessoa impura são as ações do seu coração, ou seja, aquilo que realmente está lá dentro. Isso sim é o que torna um homem impuro!
O que nos torna impuros diante de Deus não é o que nós comemos, não é o que entra, e sim o que sai do coração do homem. As suas intenções que, muitas vezes, são cheias de maldades, assim como o Evangelho de hoje enumerou algumas dessas maldades, algumas dessas impurezas que saem de dentro do coração humano. E um coração repleto de maldades e intenções más só pode produzir coisas dessa natureza.

O que nos torna impuros diante de Deus não é o que nós comemos, e sim o que sai do coração

Aqui novamente, chegamos a compreensão de que, diante de Deus, não adianta viver uma representação, não adianta viver inúmeras regras e tradições porque Deus sempre enxergará além das aparências. Deus vê o nosso coração, Ele vê a mais profunda das nossas intenções.
Depois, como disse ontem: a árvore sempre é reconhecida pelos seus frutos. Por mais que alguém se esconda atrás de um monte de regras externas, uma hora essas reais intenções vêm à tona, elas aparecem. Não adianta esconder por muito tempo, pois as reais intenções vêm à tona.
O caminho que devemos seguir neste sentido é um só: é permitir que o Senhor purifique o nosso coração, é permitir que o Senhor retire as maldades, que o Senhor limpe o nosso coração que é tão cheio de impurezas, pois será sempre uma ilusão querer esconder-se atrás de tradições e de coisas externas aquilo que Deus já viu no nosso coração.
A quem estaremos enganando? Podemos enganar por um certo tempo as pessoas, mas a Deus nós não enganamos. Por isso, deixemos que o Senhor purifique o nosso coração, limpe o nosso coração de tantas maldades que se alojam no nosso coração; deixe que o Senhor, hoje, adentre-o e purifique-o!
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário