quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 04 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum


04 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 04 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum

- Antigamente, acreditava-se que, para encontrar Deus, era necessário subir a montanha, pois ela era o lugar mais alto que o ser humano era capaz de se aproximar da divindade. Depois, com as construções do templo, Deus tornou-se mais próximo, mas havia o perigo de achar que ele só era encontrado no perímetro da construção. O Evangelho de hoje nos mostra como Jesus se deixa encontrar.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 1, versículos de 29 a 39.

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: "Todos estão te procurando". Jesus respondeu: "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim". E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Ao escutamos o relato de Marcos, notamos que basta procurar Jesus com o verdadeiro desejo de o encontrar e nós teremos bom êxito nessa iniciativa. Seja dentro da casa ou seja no deserto, Deus sempre se mostra alcançável pelo ser humano. No entanto, se o procurarmos sem o desejo do encontro, ficaremos como aqueles que os apóstolos dizem estar procurando, mas sem qualquer êxito. Peça ao Senhor que alimente em você o desejo de verdadeiramente encontrar com Jesus hoje.

- Como o seu caminho de busca por Deus tem sido vivido? Você o tem procurado todos os dias ou essa busca terminou há tempos?

- Jesus disse: "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim". Buscar Jesus é ação constante em nossa vida. Poderíamos dizer, inclusive, que o processo de conversão, que se encerra com a nossa morte, é uma intermitente busca por Jesus. Não é porque eu o achei na casa da sogra de Pedro que ele sempre estará ali, pois ele tem muitos lugares aos quais ainda deve ir. Assim, todos os dias, ao acordar, devemos compreender onde Jesus está nesse momento. Digamos como a música Vou navegar

“Vou procurar nas águas mais profundas
No mar, feliz, eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

Ó, Jesus, com fé eu Te seguirei
Só contigo sou feliz, Tu és em mim!
Teu espírito de amor criador
Me sustenta no meu sim
Me lança neste mar”

- Termina sua oração dizendo: Senhor, obrigado por sempre se deixar encontrar por nós! Ajuda-nos a te reconhecer diariamente em nossa vida cotidiana.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário