quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 01 de fevereiro, 5ª feira, 4ª semana do Tempo Comum


01 de fevereiro, 5ª feira, 4ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 01 de fevereiro, 5ª feira, 4ª semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus está chamando os doze para enviá-los em missão. Esteja com eles. Escute a instrução do Mestre. É preciso despojamento e prontidão. Alegrar-se com os que acolherem a Palavra de Deus. Mas voltar sem remorso e “sacudir a poeira dos pés” quando não quiserem ouvi-los. Parta com os doze e observe o que acontece pelo caminho: a pregação em torno da conversão; a expulsão dos demônios; a cura de numerosos doentes. Ou seja, os discípulos dão continuidade a tudo aquilo realizado por Jesus. Perceba como está o coração deles e também o seu.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 6, versículos 7 a 13:

Naquele tempo, Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: "Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!" Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

- Os discípulos, cumprindo o que Jesus pediu, anunciaram que todos deveriam arrepender-se dos seus pecados, eles expulsavam muitos demônios, e curavam muitos doentes. O arrependimento dos pecados significava uma transformação de mentalidade, e uma mudança comportamental onde a solidariedade deveria ser mais importante. Servir a Deus significava viver uma nova forma de vida, mais solidária, mais inclusiva, mais tolerante, mais generosa. Essa era a nova vida. Ser seguidor de Jesus, ser discipulo de Jesus é um convite para ser um ser-humano melhor. Peça ao Senhor que te ajude a ser melhor a cada dia.

- Você é capaz de se perceber como um dos discípulos enviado em missão? Como o mandato missionário de Jesus repercute em sua vida?

- Diz o evangelho: "Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois”. Jesus envia seus discípulos com autoridade para expulsar demônios. Isso significa que Jesus não tinha dado a eles um poder mágico, mas sim a capacidade de superar o mal. E vejam que coisa curiosa. Jesus não fala do que os discípulos devem falar na sua missão. Mas Jesus fala o que eles não devem levar. Não deviam levar comida, nem sacola, nem muda de roupa, nem dinheiro. Deveriam calçar sandálias e levar um bastão. Isso significa que Jesus elimina a tentação de superioridade. Jesus envia os discípulos para que aprendam a confiar nas pessoas, esperando tudo de pessoas que eles nem conhecem. Jesus continua a nos chamar e que possamos responder como na música: Eis-me aqui

Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor
Eis-me aqui, Senhor!

- Termina sua oração dizendo: Senhor, estou comprometido com tua missão. Orienta e ajuda-me diante da resistência, indiferença e descaso com teu evangelho. Envia teu Santo Espírito e aquece nossa frieza. Dá-nos teu poder para animar, curar e cuidar.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário