segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 1,12-15 - 18/02/2024


Abra-se à vida nova que Jesus oferece a você

“Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!’” (Marcos 1,14-15)



Estamos no primeiro domingo deste tempo da Quaresma. A Quaresma, como já meditamos e vimos, é um tempo de purificação dos nossos pecados, é um tempo onde temos a oportunidade de vivenciar este tempo onde Deus nos recorda e nos dá sempre a oportunidade de viver uma vida nova. Somos recordados que Deus é misericórdia e que Ele veio para nos tirar da vida velha.
Rever as nossas faltas e os nossos erros é voltar para o bom caminho porque só volta para o bom caminho aquele que reconhece que está no mau caminho, aquele que reconhece: “Olha, esse caminho aqui não está certo. Preciso retomar, preciso voltar”.
O Evangelho de hoje apresenta Jesus sendo impelido para o deserto, que é o lugar da aridez, dos desafios, mas também o lugar do silêncio. E são nesses momentos de desafio, de aridez e silêncio que somos também testados na nossa fé, somos provocados a retomar essa sintonia com Deus.
Por isso, a Quaresma é um tempo também de treinamento da nossa fé. Quem não está preparado, quem não se prepara para viver este tempo vai aos poucos sucumbindo também; é um tempo de silenciar.

Se deixarmos Deus realizar em nós a obra que Ele deseja, ressuscitaremos para a vida nova

Jesus permaneceu no deserto durante 40 dias… Estamos iniciando agora uma caminhada quaresmal que significa também os nossos 40 dias de deserto, 40 dias de escuta de Deus, 40 dias onde somos chamados a retomar o bom caminho, a silenciar, a olhar para a nossa vida e revisá-la.
Neste deserto, Jesus também foi tentado por satanás, o próprio Filho de Deus foi tentado no deserto. Imaginemos: se nem o próprio Filho de Deus foi poupado de sofrer tentações, imagine nós, mas o deserto nos dá condição, Deus nos dá condição para vencermos a tentação.
É no deserto da vida que somos também fortalecidos para vencer as tentações. Somos tentados constantemente por satanás, nem sempre vamos ter a resistência de Jesus, vai nos faltar força, mas é Ele quem vem em auxílio às nossas fraquezas.
Somos fracos e pequenos, mas tenha certeza que, depois destes 40 dias no deserto, a Palavra diz que Jesus voltou para à Galileia, para pregar a boa-nova.
Se vivermos bem estes 40 dias, se deixarmos Deus realizar em nós a obra que Ele deseja realizar, ressuscitaremos para a vida nova e teremos força e condição para vencer todo e qualquer provação.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário