segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 18 de fevereiro, 1º Domingo da Quaresma.


18 de fevereiro, 1º Domingo da Quaresma.


- Hoje é dia 18 de fevereiro, 1º Domingo da Quaresma.

- O 1º. domingo da Quaresma nos conduz ao deserto; ali, na profunda solidão e silêncio, Jesus teve uma experiência fundante, que marcou profundamente sua vida, rompendo com a vida cotidiana anterior, em Nazaré. Enfrentou o que todos nós enfrentamos continuamente: todos nascemos e somos movidos por uma forte tendência a buscar poder, prestígio, riqueza; esta semente vai crescendo e se expandindo por todos os meios possíveis. Jesus vem nos dizer: “que a Palavra sustente tua vida!” e assim, disposto a acolher a Palavra de Deus inicia tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 1, versículos 12 a 15.

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!"

- Quando nos deixamos determinar pelo poder, para ter parte no “banquete de morte” dos poderosos, podemos chegar a nos ajoelhar diante deles e “adorá-los”. Diante desta perene tentação, Jesus, no deserto, vem nos diz: o amor e o serviço são duas atitudes que ativam e elevam a vida. Quando queremos tirar os obstáculos de nosso caminho para tornar nossa vida mais fácil, procuramos transformar “as pedras em pães” com o que temos à mão: ameaças, extorsão, mentiras, ódios... Jesus vem nos diz: “que a Palavra sustente tua vida!” Quando nos sentimos tentados a manipular Deus a nosso favor, queremos negociar e “comprá-lo” com nossos ritos e observâncias, acreditando que Ele está em dívida conosco. Jesus vem nos convidar a viver como filhos e filhas, sem tentar a Deus.

- O que prevalece e determina sua vida: as más tendências ou os sentimentos mais elevados, as vozes de morte ou as forças de vida? Que experiências de deserto sustentam sua vida?

- O evangelho de Marcos que lemos hoje nos diz que “O Espírito levou Jesus para o deserto!". O Pe. Adroaldo Palaoro nos lembra que:

“O Espírito de Jesus continua nos conduzindo ao deserto para desintoxicar-nos de todo resquício de poder, vaidade, indiferença, ódio, preconceito...; de tempos em tempos, precisamos nos deslocar para o deserto, para o lugar de discernimento das diferentes vozes que nos movem por dentro: vozes de morte (egóicas) e vozes de Vida. É na escuta atenta do Espírito que seremos capazes de tomar decisões oblativas, descentradas, com sabor de Reino, e a dar passos em direção ao amor incondicional”.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor Deus que Ele te inspire e ajude a viver do modo de Jesus, sendo fraterno e cheio de compaixão.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário