quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Palavra se fez carne - 29 de janeiro, 2ª feira, 4ª semana do Tempo Comum


29 de janeiro, 2ª feira, 4ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de janeiro, 2ª feira, 4ª semana do Tempo Comum.

- Hoje Jesus está numa região que fica à margem do mar da Galileia, e viu um homem possuído por um espírito mau que o fazia viver no cemitério. Com medo, algumas pessoas tentaram contê-lo, o amarrando em grilhões, mas não adiantava. Jesus se aproxima, conversa com o espírito mau que diz seu nome “Legião”, revelando assim, o nome que é dado ao exército romano, que avança com truculência, em nome de uma política que marginaliza, extorque e mata. Peça ao Senhor a graça de também perceber tudo o que exclui e marginaliza as pessoas em nossa sociedade.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 5, versículos 1 a 20:

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: "Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!" Com efeito, Jesus lhe dizia: "Espírito impuro, sai desse homem!" Então Jesus perguntou: "Qual é o teu nome?" O homem respondeu: "Meu nome é 'Legião', porque somos muitos". E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles". Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: "Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti". Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

- Ao ser curado, o homem quis seguir com Jesus quando percebeu que ele entrou na barca. Jesus pediu que ele voltasse para sua família e anunciasse toda a misericórdia de Deus. O homem anunciou as maravilhas que aconteceu na sua vida. As pessoas ficavam admiradas porque conheciam o homem quando se feria com pedras e despedaçava grilhões. No Reino anunciado por Jesus, não há impuros ou “espíritos de morte”, pois todos são chamados à vida plena. E não importa quão “possuído” se esteja, pois basta o coração aberto e a busca sincera para, encontrando Jesus, tornar-se seu discípulo e anunciador das maravilhas que ele faz em nós. Peça ao Senhor essa graça.

- Toma consciência da fé e da confiança em Deus. Você é capaz de reconhecer na sua vida as maravilhas que o Senhor faz?

- “Então o homem retirou-se e começou a pregar pela Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.", nos diz o evangelho de hoje. Somos convidados a anunciar as maravilhas do Senhor em nossa vida, mesmo quando tudo parece sombrio e sem sentido, é necessário buscar a confiança em Deus que nunca abandona os seus. Diz Dom José Tolentino Mendonça:

"Tudo o que fazemos é marcado pela fragilidade da nossa condição.
Somos esta coisa humana,
provisória,
incerta,
inacabada,
Mas somos também poeira enamorada.
Há em nós alguma coisa de maior.
Mesmo no erro.
No erro podemos encontrar um caminho."

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai para que tenha um coração aberto ao mundo inteiro. Peça pela paz no mundo.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário