segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 3 de dezembro, 1º Domingo do Advento


3 de dezembro, 1º Domingo do Advento

- Hoje é dia 3 de dezembro, 1º Domingo do Advento.

- Neste domingo, iniciamos a caminhada de espera pelo dia em que celebraremos o nascimento de Jesus. Enquanto isso, aquele a quem esperamos nos convida a ter uma atitude ativa, para que o sono não pese nossos olhos e acabemos dormindo. Por isso, o evangelho de hoje nos apresenta uma imagem sugestiva, que reúne no desejo duas atitudes importantes: o tempo da espera e o permanecer em vigília, ambas vivido no “estar despertos”.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 13, versículos de 33 a 37.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!"

- Vigiar para o evangelista Marcos não é simplesmente manter nossa posição em um posto e ficar atentos caso algum inimigo ou problema se aproxime. Se Jesus nos deixa a sua casa sob nossa responsabilidade, então devemos agir como ele. Vigiar, portanto, significa não perder a oportunidade de fazer o bem ao outro, pois Jesus não deixava escapar uma ocasião em que pudesse ajudar quem precisasse dele.

- Qual é o “novo” que você vislumbra no meio deste tempo? Você percebe algum sentido nele? Para onde ele aponta?

- O aviso a praticar atos generosos de amor ganha um novo tom por não sabermos a hora em que eles devem acabar. O texto de Marcos nos convida a não colocarmos limites ao amor, mas que ele seja o motor de nossas decisões e de nossas relações diariamente. Ouçamos novamente as palavras de Jesus: “O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”. Adaptando esse versículo para nossa meditação: “O que vos digo, digo a todos: Amai!”. Nos diz ainda o Pe. Adroaldo Palaoro:

“A espera e a vigília da vinda plena do Senhor não nos afastam da realidade presente. Pelo contrário, faz-nos encarnar mais lucidamente nela. Nesse novo tempo litúrgico, a comunidade cristã permanece à escuta dos passos de Deus, em nosso mundo, em nossa vida. Porque o novo, não vem de fora, mas o sentimos e o tocamos por dentro.”

- Termina sua oração dizendo: Senhor, que Tu nos encontres acordados e cuidando bem de tua casa!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário