segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 04 de dezembro, 2ª feira, 1ª Semana do Advento


04 de dezembro, 2ª feira, 1ª Semana do Advento


- Hoje é dia 04 de dezembro, 2ª feira da Primeira semana do Advento.

- Estamos nos preparando para receber Jesus em nossa casa no dia de Natal. Se nos colocamos a esperar por algo, significa que não temos ainda aquilo que desejamos ter. Entretanto, a liturgia, em relação a Jesus, nos afirma o contrário: aquele que virá no Natal já começa a se entregar a nós por meio de sua Palavra. Peça ao Senhor que te ajude a preparar o coração para sua chegada.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 8, versículos de 5 a 11.

Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: "Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia". Jesus respondeu: "Vou curá-lo". O oficial disse: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz". Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó".

- O texto do evangelho de Mateus nos apresenta o poder que a palavra possui. Se um oficial romano é capaz de realizar tantas façanhas por meio daquilo que diz, imaginemos o que a palavra de Jesus não é capaz de fazer! Ela é tão forte e ao mesmo tempo tão frágil, pois basta alguém tampar os ouvidos ou mesmo não prestar atenção e ela se torna ineficaz. Não por causa de quem a dá, mas devido a quem a recebe. Deixemos que a Palavra de Jesus possa, de fato, ter força em nossa vida, principalmente nesse caminho de espera pela sua vinda.

- Como você irá se preparar nesse Advento? Permite que a Palavra possa verdadeiramente te alcançar? Está conseguindo acolhê-la como Palavra de Jesus?

- Disse Jesus: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. Neste tempo de Advento, escutar a Palavra é como abrir a janela nos dias de limpeza de nossas casas. Ela é a luz que nos permite enxergar o que está empoeirado, o que precisa voltar ao lugar ou mesmo o que precisa encontrar novo posto em nossa vida. Assim, escutar é reconhecer que a Palavra tem algo de importante para me dizer sobre mim mesmo. O escritor Rubem Alves, em um trecho de seu livro Ostra feliz não faz pérola, afirma que:

“Amamos não a pessoa que fala bonito, mas a pessoa que escuta bonito… A arte de amar e a arte de ouvir estão intimamente ligadas. Não é possível amar uma pessoa que não sabe ouvir. Os falantes que julgam que por sua fala bonita serão amados são uns tolos. Estão condenados à solidão. Quem só fala e não sabe ouvir é um chato…”

- Peça ao Senhor que sua Palavra possa encontrar acolhida em nossas vidas por meio de nossa escuta atenta. Que ela por meio de sua força nos ajude a nos preparar bem para o Natal. Peça pela paz no mundo e também no seu coração.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário