quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 14 de dezembro, 4ª feira, Memória de São João da Cruz


14 de dezembro, 4ª feira, Memória de São João da Cruz


- Hoje é dia 14 de dezembro, 4ª feira, Memória de São João da Cruz.

- Os discípulos de João Batista o seguiam porque viam nele um grande profeta. Jesus reconhece a grandeza dele, porém algo maior do que a proposta e o testemunho de João são a adesão e participação no Reino dos Céus, proclamadas por Jesus como já presente entre nós e por meio do qual se participa da própria vida de Deus. Agradeça ao Senhor por te chamar a viver e testemunhar o seu Reino.

- Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 11, versículo 11 a 15:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça".

- Entre os nascidos de mulher, nenhum é maior do que João Batista. Esta afirmação de Jesus é muito forte, João Batista é maior do que Moisés, Elias… Para os que viviam com Jesus esta afirmação deve ter produzido um espanto. Mas o que Jesus está querendo dizer é que em João Batista conflui toda a história que o precede, mas a diferença entre os outros é que ele possui o privilégio, a grandeza de ver com os próprios olhos o fim da promessa que está nascendo no cumprimento, que é Jesus. Mas a grandeza de João não se compara ao menor do reino de Deus porque quem faz parte do reino de Deus possui a dignidade de filho. E ser filho tem maior importância do que ser o “melhor” dos homens.

- Você se considera um grande homem, uma grande mulher? Você é uma pessoa firme e corajosa no enfrentamento dos “favores” que o mundo lhe tem oferecido? Você tem dado exemplo, na sua casa e no mundo, de que o Reino dos Céus já está acontecendo em você?

- “O menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista", diz Jesus. O menor no Reino de Deus é maior do que João Batista. Mais importante que seguir João é entrar no Reino dos céus, da justiça e do amor; viver em comunhão com os irmãos e com Deus em uma dimensão de eternidade. João Batista é, como Elias, o profeta popular que derruba os ídolos do poder social, econômico, político, militar; e prepara o caminho para Jesus, que é o Próprio Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz à plenitude do Reino de Deus. Digamos com o profeta Isaías:

Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, / que chova das nuvens o justo esperado, / que a terra se abra e germine o Senhor!

- Termina sua oração dizendo ao Senhor que como São João da Cruz você quer anunciar o seu amor. Peça pela paz no mundo, para que haja mais solidariedade neste natal.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário