quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 07 de dezembro, 5ª feira, 1ª Semana do Advento


07 de dezembro, 5ª feira, 1ª Semana do Advento


- Hoje é dia 07 de dezembro, 5ª feira da 1ª Semana do Advento

- A beleza do tempo do advento vai nos ajudando a renovar o nosso compromisso com Deus, que é puro amor, e nos insere no mistério da encarnação. É tempo de conversão, de unir palavra e ação, fé e vida, fidelidade à Palavra por meio da vivência, do testemunho que revela por meio das atitudes, a presença de Deus em nosso meio. Agradeça ao Senhor esse tempo de graça, de rever se a vida está sendo construída sob a rocha firme da Palavra que é vida e fonte da nossa salvação.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 7, versículos 21, 24 a 27:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"

- Pela encarnação, Jesus viveu realizando a vontade do Pai na intimidade do amor comprometido do anúncio por meio de palavras e atitudes. Assim, Ele exortou os discípulos, e hoje a nós, sobre a adesão verdadeira e sólida ao projeto do Reino por Ele anunciado. Também os exortou a serem ouvintes da sua Palavra. Não somente ouvir, conhecer teoricamente, mas praticar e ser dela, expressão de amor, gratidão e compromisso. É ser como “um homem prudente” que busca base sólida, em Deus, sobre a qual faz sua morada em segurança e não em um terreno mais fácil, cômodo, contudo frágil, que frente às intempéries, vem abaixo. Peça ao Senhor, que ajude você a ser verdadeiro seguidor de Jesus, testemunhando pelas atitudes a Sua Palavra, e fazendo de sua vida uma expressão de gratidão a Deus e seu infinito amor.

- Qual seu compromisso de conversão para esse tempo de Advento? Tem reservado um tempo para a escuta comprometida da Palavra? Sua atitude como cristão/cristã tem sido expressão de vida no seguimento da pessoa de Jesus Cristo? Qual a rocha de sustentação da sua vida nos momentos bons e em meio às dificuldades?

- "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.” Não basta conhecer é preciso harmonia entre o conhecer e a vivência, Jesus é nossa força e inspiração para a vivência da Palavra. Ouça o que diz Pe. Francys Silvestrini em um trecho da letra da música Teu Proceder:

“...Jesus, eu quero ser compassivo com os que sofrem
Levar tua justiça confirmando minha fé
Que eu tenha uma perfeita harmonia
Entre a doutrina e o viver
Meus olhos sejam fonte de alegria
Assim como os teus puderam ser

Jesus, teu jeito seja o meu jeito
Eu quero ser bem mais do que já sou
Jesus, teu jeito seja o meu jeito
Ensina-me a ser tão bom...”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ouvir e praticar a Palavra, que a sua vida seja construída na solidez e na beleza da harmonia entre a escuta e vivência da Palavra de Deus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário