terça-feira, 7 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 7 de novembro, 3ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum


7 de novembro, 3ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 7 de novembro, 3ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum.

– O Evangelho de hoje nos fala de uma festa. Por si só, esse é um momento de grande fartura de comida, de bebidas e de alegria pelos reencontros. Cada Parábola contada por Jesus possui o objetivo de nos conduzir a uma compreensão profunda acerca de seus ensinamentos. Você também é convidado para o banquete do Reino, reflita sobre a resposta que tem dado ao convite do Senhor.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 14, versículos de 15 a 24.

Naquele tempo, um homem que estava à mesa, disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'. O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete'".

- Quando nos organizamos para ir a uma festa, os primeiros itens que devem ser providenciados é a roupa e a organização do tempo para estarmos lá. Às vezes, só de pensar no imenso trabalho que essas duas coisas proporcionam desistimos da celebração. No entanto, o evangelista Lucas indica que o item essencial para participar da festa que Deus nos prepara é querer estar ali, não importando com qual roupa iremos.

- Reflita: Tenho colocado empecilhos para que meu encontro com Deus não aconteça? Tenho esperado por “momentos ideais” para poder me encontrar com ele?

- “Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos', convida o dono do banquete. Nenhum dos primeiros convidados entende a primazia do convite de Deus. As escolhas de Deus sobre os novos participantes desconcertam cada um de nós, pois essas pessoas não seriam contempladas em nosso plano alternativo para encher a festa. Temos visto a realidade por meios dos olhos de Jesus e amado quem ele ama ou ainda não contemplamos certas pessoas na festa de Jesus? Há espaço para todos! Agora que começamos a estação da Primavera, onde Deus enche nosso horizonte de flores para celebrar, escutemos Cecília Meirelles, em Saudação à Primavera, e recebamos o convite para a festa e saibamos transmiti-lo a quem encontrarmos pelo caminho.

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
[...]
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
[...]”

- Senhor, ajuda-nos a responder a teu convite para celebrar a vida e convidar quem encontrarmos pelos caminhos para participar de tua imensa celebração.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário