Pratique o amor em sua vida sem esperar nada em troca
“Naquele tempo, dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: ‘Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa’” (Lucas 14,12)
Meus irmãos e minhas irmãs, não existe nada mais precioso na vida do que a gratuidade, quando você faz algo por alguém de forma despretensiosa. Como é bom quando alguém nos ama com gratuidade! Como é bom quando não se espera nada em troca de uma boa ação feita em nosso favor!
Como é bom viver debaixo da lógica do amor desinteressado, que não busca recompensas, retribuição nem reconhecimento, mas é um amor genuíno, é um amor que se parece com o amor de Deus, que nos amou e nos deu tudo gratuitamente, sem esperar nada de nós.
Vejamos o exemplo de Jesus: Ele não morreu por nós para que, cheios de sentimento de culpa, sentimento de punição, voltássemo-nos para Ele e depois O adorássemos e Lhe servíssemos.
Ele morreu gratuitamente por nós, Ele nos convidou para o Seu banquete, nos fez parte desse banquete gratuitamente. Nosso amor por Deus nasce do amor d’Ele por nós; Ele nos amou primeiro e nos deu a capacidade de amá-Lo, porque, do contrário, seríamos eternos escravos d’Ele, pois quanta coisa Ele nos concedeu!
Como é bom viver debaixo da lógica do amor desinteressado, que não busca recompensas
Basta você ter a noção do dia de hoje, que você pôde se levantar, trabalhar e fazer tantas coisas. Deus nos ama e, constantemente, nos dá provas desse amor. Mas Ele nos amou de forma gratuita.
Então, nos nossos relacionamentos, a lei que prevalece deve ser a do amor gratuito. Jesus ensinou isso para esses fariseus. Por isso convido você, hoje, assim como fez Jesus, a fazer também uma análise dos seus gestos e atos. Veja a gênesis (origem) de cada ato e ação feita por alguém e pergunte-se se existe gratuidade ou se você tem esperado algo em troca daquilo que você faz por alguém — tem gratuidade, tem desinteresse de coração, tem liberdade nas suas atitudes?
A lição de Jesus, no Evangelho de hoje, não exclui que você possa convidar os seus amigos para celebrar algo junto com você. Somos um povo de festa, gostamos de celebrar muito as realidades, e Jesus viveu essas experiências humanas, esses relacionamentos como todos nós.
Jesus, no Evangelho, só está nos colocando numa outra esfera, a qual, certamente, nos daria uma recompensa no paraíso. Quem não pode lhe oferecer nada nesta vida fará você tocar no tesouro espiritual reservado no céu para você. Quando você faz uma ação a alguém que não pode lhe retribuir, saiba que a sua recompensa virá da parte de Deus.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário