terça-feira, 7 de novembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 14,15-24 - 07/11/2023


Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida

“Naquele tempo, um homem que estava à mesa disse a Jesus: ‘Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!’ Jesus respondeu: ‘Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir.’” (Lucas 14,15-20)



Meus irmãos e minhas irmãs, dando continuidade a esse banquete — Jesus gostava de nos ensinar muitas coisas na realidade dos banquetes —, continuamos a meditar sobre tudo isso.
O Reino dos Céus hoje é comparado a esse grande banquete. Banquete preparado por Deus para os seus filhos. Quanta coisa Deus prepara para nós, quanto amor Deus demonstra por nós ao longo da nossa vida, ao longo do nosso dia; as manifestações são incontáveis.
Aparece na parábola um detalhe, um homem se deu conta dessa bondade de Deus — como é bom comer o pão no Reino de Deus —, ele notou que era bom estar na presença do Senhor, era bom notar que Deus havia preparado algo especial, mas, no Evangelho, aparece este detalhe: todos, um a um, começaram a dar desculpas para não irem a essa festa.
Desculpas essas que condensam posse, comércio, prazer, compra de terrenos, compra de animais e um casamento. Poderíamos elencar tantas coisas que, normalmente, colocamos antes de Deus. E olha que não são coisas ruins em si mesmas: ter uma propriedade, ter posses, ter coisas, viver a dimensão da realização da vida, como no sacramento do matrimônio, são coisas muito boas, o problema é se tornar refém delas. E o problema é fazer dessas coisas uma desculpa para não amar a Deus, uma desculpa para não estar na presença d’Ele.

Tenhamos a coragem de reorganizar tudo porque Deus deve estar sempre em primeiro lugar

Quantas pessoas se tornam reféns de seus bens, das atividades que realizam, das suas profissões, os seus interesses, o lazer, a escolha de vida e, por causa de tudo isso, rejeitam o convite de Deus para estarem perto d’Ele.
Possuir terra, possuir coisas, possuir pessoas e não possuir a Deus, esse é o desastre, esse é o risco da inversão na ordem das prioridades da nossa vida. Deus está no centro das suas escolhas?
Hoje, Jesus nos pergunta: Deus é o centro das minhas escolhas? Na sua vida, a ordem é sempre Deus em primeiro lugar?
Quantas vezes, no sacramento da reconciliação, as pessoas dizem: “Infelizmente, não fui à missa porque tive que fazer tantas coisas. Tive passeio, tive isso e aquilo, e não deu tempo para ir à missa” porque Deus não estava em primeiro lugar. Não organizamos a vida em função de Deus, não organizamos o nosso tempo em função de Deus, porque poderíamos fazer tudo aquilo, todas as realidades; o nosso convívio familiar, o nosso lazer, mas sem nos esquecer do mais importante que é Deus.
Por isso, hoje, tenhamos a coragem de reorganizar tudo, partindo do mais importante, até aquelas coisas que não contam nada na nossa vida e podem ser colocadas em segundo plano porque Deus deve estar sempre em primeiro lugar.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário