sábado, 11 de novembro de 2023

Palavra se fez carne - 11 de novembro, sábado, 31ª Semana do Tempo Comum


11 de novembro, sábado, 31ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de novembro, sábado, da 31ª Semana do Tempo Comum.

- A Igreja hoje celebra a memória de São Martinho, Bispo de Tours, ex-soldado, de estilo de vida simples, tornou-se pobre e, ao longo da vida buscou “que as pessoas - pobres, presos e enfermos - encontrassem abrigo sob seu manto”. Optar pela simplicidade em prol dos que precisam, é optar pela vida, pela fidelidade a Jesus e sua proposta. A narrativa do evangelho de hoje, Jesus continua o ensinamento sobre a impossibilidade de ser fiel a Deus que é amor, misericórdia, fraternidade e, ao mesmo tempo, se deixar guiar pelo dinheiro e pelo próprio interesse. Peça ao Senhor que ajude você a orientar seu coração e vida, que muitas vezes pode ser atraído para outras direções, pelo amor e fidelidade a Deus, hoje e sempre.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 16, versículos 9 a 15:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro". Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então, Jesus lhes disse: "Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus".

- A mensagem de Jesus é um inquietante convite a repensar o caminho, a conduta, a opção de vida. Agir de maneira justa e fraterna é fruto de uma conduta de fidelidade a Deus, com honestidade desde as mais pequenas coisas. Não há como ser seguidor de Jesus, sem assumir o compromisso de construção do Reino que requer uma vida de partilha, fraternidade e não de acúmulo e apego ao dinheiro. A prática cristã não se reduz a ações piedosas, aparentes... Ser cristão é abraçar a causa de Jesus com ações movidas pelo coração que ama a justiça e assume ações coerentes com a promoção da vida. Peça ao Senhor que ajude você a segui-Lo e coragem para ser sempre fiel e justo desde as pequenas coisas.

- Como me relaciono com o dinheiro, é ele quem comanda minha vida? O que penso ser o apelo Jesus em relação às minhas ações e opções? Como desvencilhar da lógica do consumismo, acumulação e desperdício? Sou fiel e justo, em minhas relações no cotidiano, com as pessoas e situações?

- “Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro". Nesse sentido, Pe. Adroaldo Palaoro lembra:

“Na criação da “nova comunidade” dos seguidores de Jesus, a partilha substitui a acumulação e a abertura aos outros se apresenta como alternativa às relações interpessoais regidas pelo deus dinheiro; aqui está configurada uma das propostas mestras na proclamação do Reino de Deus.

Na partilha, a primitiva tendência egoísta e agressiva dá lugar a uma atitude aberta, acolhedora e benevolente frente ao outro. Além disso, onde há partilha, sempre há superabundância.

O verdadeiro sentido de nossa existência está em investir numa única fortuna: a do amor, do favorecimento da vida, a do descentramento de nós mesmos, a da santidade solidária em favor dos mais pobres.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, para ajudar você, a crescer a cada dia como fiel e justo seguidor para que a sua presença nesse mundo, faça diferença na vida dos irmãos que mais precisam.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário