terça-feira, 17 de outubro de 2023

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/10/2023

ANO A


Lc 11,37-41

Comentário do Evangelho

Esta é uma ocasião para Jesus ensinar a prática da misericórdia.

Jesus já havia sido convidado para uma refeição na casa de Simão, um fariseu (7,36). Há entre Jesus e os fariseus uma mescla de simpatia e resistência. Os fariseus, efetivamente, desejam viver fielmente sua religião e creem servir a Deus através de suas práticas, sobretudo, uma determinada prática da Lei. Mas a rigidez quase obsessiva os cega, liga-os de modo estreito à letra do texto; a Lei de Deus é para eles um conjunto de regras e preceitos. Esse modo de cumprir a Lei, que eles julgavam ser o correto, fazia com que se esquecessem do essencial da Lei: o amor a Deus e o amor fraterno. Um modo de interpretar a Lei os impedia, inclusive, de olhar para os outros com misericórdia e pôr em prática a palavra do Senhor: “É misericórdia que eu quero, e não sacrifícios” (Os 6,6).
A atitude de Jesus de não cumprir as regras de pureza prescrita para as refeições causa admiração no fariseu que o convidou (v. 38). É para Jesus uma ocasião de ensinar: a hipocrisia dos fariseus consiste na oposição entre exterior e interior. A esmola, como obra de caridade, é mais importante dos que as regras de pureza ritual (ver: Tb 4,8.11; Is 58,3ss; 1Pd 4,8).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.
Fonte: Paulinas em 15/10/2013

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

VOSSO INTERIOR ESTÁ REPLETO DE MALDADE.


Um fariseu convidou Jesus para uma refeição. Normalmente, eles cumpriam algumas práticas higiênicas, além dos gestos de hospitalidade: oferecer água para lavar os pés, dar um beijo de acolhida e perfumar o hóspede. Em várias casas, havia uma miqweh, uma pequena piscina para os banhos rituais, que devolviam a pureza cultual. Ao menos, o convidado lavava as mãos antes de dirigir-se ao triclínio e deitar-se, em torno da mesinha central, sobre tapetes e almofadas. O homem está admirado, pois Jesus não lavou as mãos antes da refeição.
É a ocasião para Jesus propor um discurso, cujo tema é: Deus procura a interioridade que se expressa na caridade, na prática da esmola. Os fariseus se preocupam exageradamente com a pureza externa de pratos e copos, mas não há a mesma preocupação com a pureza interior, dado que seu coração está cheio de rapina e maldades. Na Mishná, livro que condensa as tradições orais dos mestres, há um tratado sobre a pureza (Tohorot). A esmola deve ser uma caridade externa que revela uma atitude interior. Especialmente os livros de Tobias e Eclesiástico incentivam a prática da esmola como caminho de santificação (Tb 4,7.11; Eclo 4,1).

Vivendo a Palavra

Jesus ensina ao fariseu e a todos nós que a Lei a ser seguida é aquela escrita no coração e não as prescrições catalogadas pelos homens. A Lei é o Amor, vivido o tempo todo e naqueles lugares em que nos encontramos, de forma criativa, livre, generosa e humilde.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2013

VIVENDO A PALAVRA

A atitude de Jesus nos ensina que o compromisso é com a Verdade e não com as aparências. A purificação que buscamos é a dos nossos sentimentos, atos e atitudes, e não o formalismo externo para ‘parecermos’ bons. E mais: somos livres e independemos do julgamento dos que estão sempre a nos vigiar...
Fonte: Arquidiocese BH em 17/10/2017

VIVENDO A PALAVRA

Jesus ensina ao fariseu (e a todos nós) que a Lei a ser seguida é aquela escrita no coração e não as prescrições catalogadas pelos homens. A Lei é o Amor, vivido o tempo todo e naqueles mesmos lugares em que nos encontramos, de forma indiscriminada, alegre, criativa, livre, generosa, gratuita e humilde.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2019

Reflexão

O Evangelho que nos é proposto para a reflexão a partir da liturgia de hoje é altamente questionador no que diz respeito à nossa fé e à nossa vivência religiosa. Para quem crê verdadeiramente, o importante não é a prática exterior, pois esta prática só encontra seu verdadeiro sentido quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, caso contrário, caímos na insensatez: celebramos o que não vivemos nem construímos, e revelamos valores que não são nossos, nem são importantes para nós. O Evangelho de hoje exige de nós coerência entre o que celebramos e o que vivemos, para que as nossas celebrações não sejam ritos vazios e estéreis, mas espírito e verdade.
Fonte: CNBB em 15/10/2013

Reflexão

Visto que Jesus veio para todos, não recusa o convite do fariseu para tomar refeição. É que muitas vezes os fariseus se aliam aos doutores da Lei para desclassificar Jesus. Também neste caso, certamente há segundas intenções. Com efeito, o fariseu estranha o fato de Jesus não respeitar certas prescrições da pureza ritual (lavar-se antes de comer). Jesus, por sua vez, colhe a ocasião para mostrar ao seu anfitrião a necessidade de buscar o essencial: a prática da justiça e do amor, que é o centro da nova sociedade inaugurada por Jesus. Daí a sugestão de dar esmola, um gesto concreto que implica envolvimento pessoal e solidariedade. Não se dá esmola só com palavras. O fariseu e nós somos convidados a seguir Jesus mediante o exercício concreto do amor e da misericórdia.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 15/10/2019

Reflexão

Visto que Jesus veio para todos, não recusa o convite do fariseu para tomar refeição. É que, muitas vezes, os fariseus se aliam aos doutores da Lei para desclassificar Jesus. Também neste caso, certamente há segundas intenções. Com efeito, o fariseu estranha o fato de Jesus não respeitar certas prescrições da pureza ritual (lavar-se antes de comer). Jesus, por sua vez, colhe a ocasião para mostrar ao seu anfitrião a necessidade de buscar o essencial: a prática da justiça e do amor, que é o centro da nova sociedade inaugurada por Jesus. Daí a sugestão de dar esmola, um gesto concreto que implica envolvimento pessoal e solidariedade. Não se dá esmola só com palavras. O fariseu e nós somos convidados a seguir Jesus mediante o exercício concreto do amor e da misericórdia.
(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

Reflexão

«Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós»

Rev. D. Pedro IGLESIAS Martínez
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, o evangelista situa a Jesus num banquete: Um fariseu rogou-lhe que fora a comer com ele (Lc 11,37). A boas horas teve tal ocorrência! Que cara deveu pôr o anfitrião quando o convidado saltou a norma ritual de se lavar (que não era um preceito da Lei, senão da tradição dos antigos rabinos) e além disso lhes censurou categoricamente a ele e ao seu grupo social. O fariseu não acertou no dia e, o comportamento de Jesus, como dizemos hoje, não foi politicamente correto.
Os evangelhos mostram-nos que ao Senhor lhe importava pouco o que dirão e o politicamente correto; por isso, pese a quem pese, ambas coisas não devem ser norma de atuação de quem se considere cristão. Jesus condena claramente a atuação própria da dupla moral, a hipocrisia que procura conveniência ou o engano: Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11,39). Como sempre, a Palavra de Deus nos interpela sobre usos e costumes de nossa vida quotidiana, na que acabamos convertendo em valores ciladas que tentam dissimular os pecados de soberbia, egoísmo e orgulho, numa tentativa de globalizar a moral no politicamente correto, para não destoar e não ficar marginados, sem que importe o preço a pagar, nem como enegreçamos nossa alma, pois, afinal de contas, todo mundo o faz.
Dizia São Basílio que de nada deve fugir o homem prudente tanto como de viver segundo a opinião dos demais. Se somos testemunhas de Cristo, temos de saber que a verdade sempre é e será verdade, ainda que chovam chuços. Esta é nossa missão no meio dos homens com quem compartilhamos a vida, tentando nos manter limpos segundo o modelo de homem que Deus nos revela em Cristo. A limpeza do espírito passa acima das formas sociais e, se em algum momento surge-nos a dúvida, lembre-se que os limpos de coração verão a Deus. Que a cada um escolha o objetivo de sua mirada para toda a eternidade.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «As coisas parecem-nos menos difíceis quando as vemos feitas nos outros» (Santo Ambrósio)

- «A fé vai antes de tudo da palavra à ideia, mas sempre tem que voltar da ideia à palavra e à ação» (Bento XVI)

- «Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Testemunham esta responsabilidade, primeiro pela criação dum lar onde são regra a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado. O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.223)

Reflexão

Se Deus daretur" (salvar a razão abrindo-a à fé)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje —escutando a recriminação de Jesus aos fariseus— comprovamos como a ideia de Deus pode instrumentalizar-se e ser fulminante: este é o perigo que corre a religião. Mas, também uma razão que se separa completamente de Deus e quer confiná-lo ao âmbito do puramente subjetivo perde o norte e dá lugar a forças destrutivas.
Se a ilustração foi em busca dos fundamentos morais válidos "etsi Deus no daretur" (como se Deus não existisse), hoje devemos convidar aos agnósticos a que se abram a uma moral "se Deus daretur". Sem este ponto absoluto de referência (Deus), o obrar humano se perde na incertidão. Os cristãos estão chamados não certamente a pôr limites à razão, mas sim a negar-nos a que se reduza o âmbito do fazer.
—Senhor, me esforçarei para afirmar a capacidade de nossa razão para perceber o que é bom e Aquele que é Bom. Só assim livraremos a autêntica batalha a favor do homem e contra a inumanidade.

Meditação

Podemos dizer que temos muita bondade no coração? - Será que às vezes não estamos preocupados demais com exterioridades apenas? - Não somos muitas vezes fariseus disfarçados? - Como trabalhamos com o ar de superioridade que se encontra por toda parte? - Somos fáceis em criticar os outros?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 15/10/2013

Meditação

“Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.” Jesus insiste: o mais importante em nossa vida pessoal e religiosa é nossa atitude interior. Por si, os gestos exteriores, as obras e práticas piedosas não têm valor, não nos tornam justos, nem nos levam à perfeição de vida a que somos chamados. O importante é que nos deixemos guiar sempre pela caridade, pelo amor que Deus infunde em nós e que nos leva a amá-lo e a amar o próximo.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a Santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentário sobre o Evangelho

O que conta é ter um coração puro; não a aparência externa


Hoje o Mestre, que não tem manias, está comendo com um fariseu. Jesus é amigo de todos. E, como bom amigo, não se cala as coisas e denuncia os vícios: «Vos, os fariseus, purificais por fora a taça e o prato, enquanto por dentro estás cheios de rapina e maldade».
—Esta denúncia segue vigente também para nós. Nós? Pois sim! Eis aqui alguns de nossos esportes favoritos: “o politicamente correto”, “tirar a pedra e esconder a mão”… Ele “como” sem importar o “que”. O que você acha?

Meditando o evangelho

UM CASO DE INSENSATEZ

Certas atitudes dos fariseus deixavam Jesus irritado. Entre elas, a preocupação exagerada com a pureza ritual, sem a correspondente pureza do coração. Nem o dever de "boa educação" impedia o Mestre de denunciar esta perigosa defasagem. Assim, o fariseu que o convidara para almoçar em sua casa recebeu a merecida censura, por querer impor-lhe seus esquemas.
O anfitrião considerou grave o fato de Jesus não ter lavado as mãos, antes de pôr-se à mesa. Os fariseus eram escrupulosos na observância desse rito. Procuravam evitar qualquer contato contaminador, e multiplicavam as abluções para ver-se livres de eventuais impurezas.
No pensar de Jesus, esta preocupação toca apenas o nível exterior, sem atingir o interior do ser humano, onde se decide a salvação. De que adianta ter as mãos asseadas, e as louças e talheres bem lavados, se o coração está cheio de maldade? A piedade baseada neste descompasso, de forma alguma poderá agradar a Deus. É pura insensatez! Quem age assim, ilude-se, pois, todos seus esforços de mostrar-se justo diante de Deus tornar-se-ão inúteis.
Na perspectiva de Jesus, o verdadeiro processo de purificação começa no interior do ser humano, superando o egoísmo que o impede de ser bondoso com os seus semelhantes, e crendo na fraternidade. Uma vez purificado o coração, tudo o mais se torna puro.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Espírito que purifica, tira do meu coração a impureza do egoísmo que me impede de ser misericordioso para com os meus semelhantes.
Fonte: Dom Total em 17/10/2017 15/10/2019

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. As Aparências enganam
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

___São Lucas, porque o Senhor lembrou-se desse fato e fez questão de o refletir,  junto ás suas comunidades quase 80 anos após ele ter ocorrido? Dá para o Senhor explicar o contexto?
__Sem dúvida, farei isso com o maior prazer, vocês sabem que nossas primeiras comunidades não eram homogêneas, todas iguaizinhas, mas havia uma mistura de culturas e de crenças religiosas, tinha membros que vieram do paganismo e nada sabiam das práticas judaicas, tinha outros que vieram do judaísmo, e estes, muito conservadores, de vez em quando tinham uma recaída e supervalorizavam os rituais, dando enfoque aos ritos de purificação e se esqueciam do essencial que era a intenção interior, dentro do coração humano onde só Deus tem acesso.

___Mas o Fariseu era gente boa, afinal convidou Jesus para jantar em sua casa... Por que a censura?
___Por que no fundo esse Fariseu queria "domar" Jesus Cristo, eles admiravam muito a Jesus e o tinham em conta de um Mestre Sábio e Verdadeiro, mas queriam enquadrá-lo nas suas práticas religiosas e nos seus exagerados legalismos rituais e Jesus está muito acima de qualquer liturgia ou ritual...

___Nossa, São Lucas, é isso? E esse recado vale também para nós cristãos deste terceiro milênio?
___E como vale! Às vezes há cristãos que querem dominar Jesus Cristo, enquadrá-lo e defini-lo dentro de um determinado padrão de vida, isso é puro farisaísmo. O cristianismo autêntico e sincero entende a pureza de coração como a ausência do egoísmo, coração puro é um coração que sempre amplia seu horizonte, aprimorando cada vez mais o seu jeito de amar as pessoas, configurando-se cada vez mais a Jesus Cristo.

___E o que o Senhor diria então, aos cristãos do nosso tempo, com este seu evangelho...
___Que não se deixem enganar pelas aparências, o importante é o conteúdo, o que está por dentro, e não a embalagem, o rótulo. Se as celebrações não expressarem a Vida da comunidade, é sinal de que o Farisaísmo ainda está em alta, e tem muita gente pousando de "santa", comendo a "casca" e jogando a "fruta" fora...

2. Cuide bem do seu interior - Lc 11,37-41
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

A vida exterior é reflexo da vida interior. A obra exterior revela a intenção que temos na mente e no coração. Uma boa obra poder ser feita aparentemente para agradar a Deus. Na realidade, pode estar sendo feita apenas para agradar os homens. A pretexto de agradar a Deus, servimos o mundo. Simulamos uma intenção reta que não temos. A isto se chama de hipocrisia. Por isso, também os ritos religiosos exteriores devem estar acompanhados de uma convicção de fé interior. Um caminho de cura é a esmola, manifestação do amor que está em nós. Ela purifica a vida interior e lhe dá autenticidade. Santa Teresa, que hoje celebramos, nos leva a olhar mais profundamente para a nossa vida interior. É célebre a obra que ela escreveu para suas irmãs carmelitas com o título de Livro das moradas ou castelo interior. Não se trata da vivência moral da verdade sem hipocrisia, mas de um caminhar por dentro de nós mesmos em direção a Deus. O castelo interior é a pessoa humana. O livro transmite uma doutrina e reflete a experiência pessoal de Santa Teresa. A obra se divide em sete moradas da vida interior, que são as etapas que levam à união com Deus. Santa Teresa ensina que não se entra no céu sem ter entrado primeiro em si mesmo. A porta de entrada do castelo interior é a oração.
Fonte: NPD Brasil em 15/10/2019

Liturgia comentada

O vosso interior... (Lc 11,37-41)
No tempo de Jesus, o ensinamento dos rabinos incluía estritas normas de “pureza legal”. Neste Evangelho, o filho do carpinteiro sentou-se à mesa de refeição sem as tais abluções preparatórias, causando certo escândalo a seu anfitrião. Jesus se vale da ocasião para lembrar que a pureza interior era a mais importante. E que de nada vale muita higiene externa, se o íntimo da pessoa cheira mal. Nem podemos disfarçar a falta de amor com algumas esmolas... Boa oportunidade para lembrar algo óbvio, que costuma passar despercebido. A pessoa humana tem dois lados: o exterior e o interior. Claro, ambos devem ser cuidados, mas o interior é mais importante.
Pode ser que alguém não durma sem escovar 50 vezes os longos cabelos, elogiados por sua beleza, efeito de uma cosmética fora do alcance dos pobres. E os cabelos são apenas excreção, como as unhas e o suor. Será que a mesma pessoa gasta cinco minutos, ao final do dia, para fazer um exame de consciência e pôr em ordem a sua casa interior? Pode ser que o homem de meia idade ande preocupado com a queda de seus cabelos, o que motiva consulta médica e o uso de algum tônico capilar. E do lado de dentro? Que pensamentos ele alimenta? Que sentimentos ele estimula? Raiva, ódio, falta de perdão, planos de vingança?
A sociedade pagã vive de aparências, valoriza o sucesso financeiro, a fama, os bens acumulados. Não leva em conta se os meios para fazer fortuna incluem a exploração do próximo. O corpo merece uma espécie de culto religioso. Proliferam academias de ginástica, aficcionados “malham”, jovens “bombam” os músculos, corpos modelados com implantes de silicone...
O exercício físico não é inútil, mas o Apóstolo adverte: “Exercita-te na piedade. Com efeito, o exercício corporal é de escassa utilidade, ao passo que a piedade é útil para tudo. Não possui ela a promessa da vida, tanto da vida presente como da futura?” (1Tm 4,7b-8.) E Jesus acrescenta: “De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder a sua alma?” (Mt 16,26.)
A passagem do tempo manifesta o real valor de tudo. A atriz, cuja beleza atraía multidões ao cinema, ao fim da vida se tranca num apartamento, incapaz de conviver com suas rugas. O ex-campeão de boxe não domina as mãos trêmulas, ferido pelo Mal de Parkinson. Enquanto isso, os santos envelhecem em paz, servindo os irmãos até o último suspiro. Teresa de Calcutá e João Paulo II não me deixam mentir...
Orai sem cessar: “Senhor, tu me sondas e me conheces.” (Sl 139, 1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Fonte: NS Rainha em 15/10/2013

REFLEXÕES DE HOJE

TERÇA

Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 15/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

Cuide bem do seu interior.

Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma.

“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos!” (Lucas 11, 39-40)

Os fariseus estão incomodados com Jesus, sobretudo esse a cuja casa Jesus se dirige para jantar. Ele fica admirado, porque o Senhor não lava as mãos antes das refeições; aquilo inquieta e perturba o coração do fariseu. E não é preciso que ele diga algo a respeito, o Mestre Jesus percebe a inquietação dele. A resposta, para um bom entendedor, poucas palavras já dizem tudo. Porque estão incomodados com a maneira como se lavam os copos, como se lavam os talheres, como se lavam as mãos. O problema é que o interior, o coração deles, está cheio de ideias de roubos, de enganos, fraudes, impurezas, maldades. Um velho ditado já diz: “Quem vê cara, não vê coração”.
Às vezes, nós nos encantamos com a beleza da aparência das pessoas. E nós mesmos já vivemos tantas vezes tão seduzidos em cuidar da nossa aparência externa que o nosso tempo se torna limitado para cuidar da nossa aparência interna. As pessoas passam horas em salões de beleza se arrumando, para isso e para aquilo. E como estão vazias as filas para os confessionários! Como estão vazios os sacrários! Quão poucas pessoas se dispõem a fazer uma purificação espiritual para lavar a alma.
Muito cuidado, pois as nossas conversas são rodeadas pelos mesmos assuntos fúteis: – “Como está a sua unha?” e “Como está o seu cabelo?” Contudo, a conversa do homem e da mulher de Deus, acima de tudo, deve ser esta: Como está o seu coração, a sua alma, o seu interior?
Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 15/10/2013

HOMILIA DIÁRIA

Cuidemos sempre do nosso interior

Não podemos deixar de cuidar do essencial, do mais importante, que é nosso interior, nosso coração

“O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos!’” (Lucas 11,39-40)

Não há insensatez maior do que cuidarmos das coisas externas, limparmos nossa casa, nossas coisas, cumprirmos nossos compromissos e responsabilidades, mas deixarmos de cuidar do essencial, do mais importante, que é o nosso interior, nosso coração.
Algumas pessoas têm mania de excesso de limpeza. Elas limpam a casa não sei quantas vezes, tomam banho não sei quantas vezes ao dia. Cada um cuida de si como acha que tem de cuidar; e não sou quem tenho de determinar quantos banhos temos que tomar, quantas vezes temos que limpar a nossa casa. Apenas percebo que, às vezes, o zelo com o interior e o coração não são o mesmo.
Você olha para a pessoa limpinha, bonitinha, arrumadinha, fofinha, mas, quando ela abre a boca, o coração está cheio de maldades, porque a boca fala do que o coração está cheio. Quando a pessoa começa a falar mal dos outros, começa a colocar para fora ressentimentos, mágoas e tantas coisas tristes. Ela está cheia de bombas no coração!
Às vezes, eu paro para conversar com indigentes na rua, paro para falar com pessoas que ninguém dá valor. Essas pessoas transmitem tantas coisas boas, passam tanta pureza para o nosso coração! Elas não falam mal de ninguém, estão pedindo apenas uma chance para viver e assim por diante.
Não se deixe enganar, porque as aparências, muitas vezes, enganam. Não é quem está bem vestido, quem usa terno e gravata, quem usa o melhor vestido, que tem o melhor dentro do coração. Não nos enganemos, não gastemos nossas energias, nosso dinheiro, aquilo que podemos para aparentar aos outros.
Somos a sociedade das aparências, e as pessoas gostam de viver de aparências! Elas gastam o que não têm, para ter a melhor roupa, o melhor vestido. Gastam o que não podem, desgastam-se para aparentar bem. Nada contra isso, mas há muitas mulheres que passam horas no salão fazendo tratamento de pele, de rugas, tratamento disso e daquilo, fazem modelagem no corpo… Mas e o coração, como fica? A alma? As maldades que estão dentro de nós? E as fofocas e intrigas? As perversidades? As más inclinações?
Se nos aplicássemos com maior determinação para cuidar do coração, a nossa aparência seria consequência daquilo que cuidamos do nosso interior. Não sejamos insensatos, porque toda aplicação que fazemos no corpo vai depois para debaixo da terra. No entanto, toda aplicação que fazemos no coração vai para a eternidade.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 17/10/2017

HOMILIA DIÁRIA

Cuidemos e purifiquemos o nosso interior

“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior.” (Lucas 11,39-40)

Todos os dias, procuramos fazer a higiene do nosso corpo, tomar um banho, nos limpar, nos purificar. E caprichamos, muito mais, cuidando da nossa face e nos purificando para ficarmos limpos e bonitos. Isso é importante e necessário, mas não podemos cair na hipocrisia farisaica de nos preocuparmos apenas com o exterior, apenas limpar o prato por fora, apenas olhar o que está na aparência, porque estamos cometendo um engano conosco, estamos nos enganando e vivendo no mundo das aparências que, de verdade, é o mundo em que vivemos.
Aquele que fez o exterior, que nos deu esse corpo e toda a beleza da existência, não foi Ele também que fez o nosso interior? Por isso, precisamos caprichar mais ainda, voltarmos ao nosso interior para limpar, purificar e renovar o que está dentro de nós.
Deixamos escondido dentro do nosso coração tantas coisas que nos fazem mal, porque não nos dedicamos em purificar o nosso interior. A grande arte da vida é quem se propõe a ser o artesão do seu coração, aquele que se propõe, a cada dia, a purificar a sua própria alma.

Iremos nos preocupar menos com toda a aparência externa, quando cuidarmos mais do nosso interior

É isto que a graça de Deus realiza em nós, ela nos purifica e nos renova por dentro e por fora. Iremos nos preocupar menos com rugas, com cabelo e com toda a aparência externa quando cuidarmos mais do nosso interior.
Como é importante deixar o interior harmonizado e em paz. O primeiro passo é reconhecer nossos limites e pecados, e, reconhecendo nossos limites e pecados, combatê-los. O segundo passo necessário é assumir aquilo que entrou em nós, o que veio de fora.
Ouvimos tantas coisas negativas, guardamos rancores, ressentimentos e mágoas, coisas que nos fazem muito mal e não podemos ir acumulando, guardando e deixando que aquilo oprima a nossa alma e o nosso interior, porque, muitas vezes, ficamos azedos, amargos, vamos ficando com sentimentos depressivos e tornando a nossa vida muito depreciativa, quando não procuramos purificar o nosso interior.
Que Deus entre em nós e esteja em nós para nos lavar e nos purificar a cada dia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o caminho da santidade. Que a nossa existência, isto é, as relações com o próximo, com a natureza e contigo, manifestem cada vez mais a nossa essência, que é sermos morada e fonte do teu Espírito. Nós te pedimos, Pai Amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá a tua Igreja coragem para viver a liberdade exercida e ensinada por Jesus de Nazaré. Que as prescrições legais não impeçam ou dificultem a vivência do Amor, da misericórdia, da compaixão com todos os companheiros que colocaste em nosso caminho. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/10/2017

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, ensina-nos o caminho da santidade. Que a nossa existência – isto é: as relações com nosso próprio eu, com o próximo, com a natureza e contigo, amado Pai manifestem cada vez mais a nossa essência, que é sermos morada do teu Espírito e, por isto, fontes de Luz, de Paz e de Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário