segunda-feira, 16 de outubro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/10/2017

ANO A


Lc 11,37-41

Comentário do Evangelho

Esta é uma ocasião para Jesus ensinar a prática da misericórdia.

Jesus já havia sido convidado para uma refeição na casa de Simão, um fariseu (7,36). Há entre Jesus e os fariseus uma mescla de simpatia e resistência. Os fariseus, efetivamente, desejam viver fielmente sua religião e creem servir a Deus através de suas práticas, sobretudo, uma determinada prática da Lei. Mas a rigidez quase obsessiva os cega, liga-os de modo estreito à letra do texto; a Lei de Deus é para eles um conjunto de regras e preceitos. Esse modo de cumprir a Lei, que eles julgavam ser o correto, fazia com que se esquecessem do essencial da Lei: o amor a Deus e o amor fraterno. Um modo de interpretar a Lei os impedia, inclusive, de olhar para os outros com misericórdia e pôr em prática a palavra do Senhor: “É misericórdia que eu quero, e não sacrifícios” (Os 6,6).
A atitude de Jesus de não cumprir as regras de pureza prescrita para as refeições causa admiração no fariseu que o convidou (v. 38). É para Jesus uma ocasião de ensinar: a hipocrisia dos fariseus consiste na oposição entre exterior e interior. A esmola, como obra de caridade, é mais importante dos que as regras de pureza ritual (ver: Tb 4,8.11; Is 58,3ss; 1Pd 4,8).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.
Fonte: Paulinas em 15/10/2013

Vivendo a Palavra

Jesus ensina ao fariseu e a todos nós que a Lei a ser seguida é aquela escrita no coração e não as prescrições catalogadas pelos homens. A Lei é o Amor, vivido o tempo todo e naqueles lugares em que nos encontramos, de forma criativa, livre, generosa e humilde.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2013

VIVENDO A PALAVRA

A atitude de Jesus nos ensina que o compromisso é com a Verdade e não com as aparências. A purificação que buscamos é a dos nossos sentimentos, atos e atitudes, e não o formalismo externo para ‘parecermos’ bons. E mais: somos livres e independemos do julgamento dos que estão sempre a nos vigiar...

Reflexão

O Evangelho que nos é proposto para a reflexão a partir da liturgia de hoje é altamente questionador no que diz respeito à nossa fé e à nossa vivência religiosa. Para quem crê verdadeiramente, o importante não é a prática exterior, pois esta prática só encontra seu verdadeiro sentido quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, caso contrário, caímos na insensatez: celebramos o que não vivemos nem construímos, e revelamos valores que não são nossos, nem são importantes para nós. O Evangelho de hoje exige de nós coerência entre o que celebramos e o que vivemos, para que as nossas celebrações não sejam ritos vazios e estéreis, mas espírito e verdade.
Fonte: CNBB em 15/10/2013

Meditação

Podemos dizer que temos muita bondade no coração? - Será que às vezes não estamos preocupados demais com exterioridades apenas? - Não somos muitas vezes fariseus disfarçados? - Como trabalhamos com o ar de superioridade que se encontra por toda parte? - Somos fáceis em criticar os outros?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 15/10/2013

Meditando o evangelho

UM CASO DE INSENSATEZ

Certas atitudes dos fariseus deixavam Jesus irritado. Entre elas, a preocupação exagerada com a pureza ritual, sem a correspondente pureza do coração. Nem o dever de "boa educação" impedia o Mestre de denunciar esta perigosa defasagem. Assim, o fariseu que o convidara para almoçar em sua casa recebeu a merecida censura, por querer impor-lhe seus esquemas.
O anfitrião considerou grave o fato de Jesus não ter lavado as mãos, antes de pôr-se à mesa. Os fariseus eram escrupulosos na observância desse rito. Procuravam evitar qualquer contato contaminador, e multiplicavam as abluções para ver-se livres de eventuais impurezas.
No pensar de Jesus, esta preocupação toca apenas o nível exterior, sem atingir o interior do ser humano, onde se decide a salvação. De que adianta ter as mãos asseadas, e as louças e talheres bem lavados, se o coração está cheio de maldade? A piedade baseada neste descompasso, de forma alguma poderá agradar a Deus. É pura insensatez! Quem age assim, ilude-se, pois, todos seus esforços de mostrar-se justo diante de Deus tornar-se-ão inúteis.
Na perspectiva de Jesus, o verdadeiro processo de purificação começa no interior do ser humano, superando o egoísmo que o impede de ser bondoso com os seus semelhantes, e crendo na fraternidade. Uma vez purificado o coração, tudo o mais se torna puro.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito que purifica, tira do meu coração a impureza do egoísmo que me impede de ser misericordioso para com os meus semelhantes.

Liturgia comentada

O vosso interior... (Lc 11,37-41)
No tempo de Jesus, o ensinamento dos rabinos incluía estritas normas de “pureza legal”. Neste Evangelho, o filho do carpinteiro sentou-se à mesa de refeição sem as tais abluções preparatórias, causando certo escândalo a seu anfitrião. Jesus se vale da ocasião para lembrar que a pureza interior era a mais importante. E que de nada vale muita higiene externa, se o íntimo da pessoa cheira mal. Nem podemos disfarçar a falta de amor com algumas esmolas... Boa oportunidade para lembrar algo óbvio, que costuma passar despercebido. A pessoa humana tem dois lados: o exterior e o interior. Claro, ambos devem ser cuidados, mas o interior é mais importante.
Pode ser que alguém não durma sem escovar 50 vezes os longos cabelos, elogiados por sua beleza, efeito de uma cosmética fora do alcance dos pobres. E os cabelos são apenas excreção, como as unhas e o suor. Será que a mesma pessoa gasta cinco minutos, ao final do dia, para fazer um exame de consciência e pôr em ordem a sua casa interior? Pode ser que o homem de meia idade ande preocupado com a queda de seus cabelos, o que motiva consulta médica e o uso de algum tônico capilar. E do lado de dentro? Que pensamentos ele alimenta? Que sentimentos ele estimula? Raiva, ódio, falta de perdão, planos de vingança?
A sociedade pagã vive de aparências, valoriza o sucesso financeiro, a fama, os bens acumulados. Não leva em conta se os meios para fazer fortuna incluem a exploração do próximo. O corpo merece uma espécie de culto religioso. Proliferam academias de ginástica, aficcionados “malham”, jovens “bombam” os músculos, corpos modelados com implantes de silicone...
O exercício físico não é inútil, mas o Apóstolo adverte: “Exercita-te na piedade. Com efeito, o exercício corporal é de escassa utilidade, ao passo que a piedade é útil para tudo. Não possui ela a promessa da vida, tanto da vida presente como da futura?” (1Tm 4,7b-8.) E Jesus acrescenta: “De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder a sua alma?” (Mt 16,26.)
A passagem do tempo manifesta o real valor de tudo. A atriz, cuja beleza atraía multidões ao cinema, ao fim da vida se tranca num apartamento, incapaz de conviver com suas rugas. O ex-campeão de boxe não domina as mãos trêmulas, ferido pelo Mal de Parkinson. Enquanto isso, os santos envelhecem em paz, servindo os irmãos até o último suspiro. Teresa de Calcutá e João Paulo II não me deixam mentir...
Orai sem cessar: “Senhor, tu me sondas e me conheces.” (Sl 139, 1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Fonte: NS Rainha em 15/10/2013

HOMÍLIA DIÁRIA

Cuide bem do seu interior.

Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma.
“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos!” (Lucas 11, 39-40).
Os fariseus estão incomodados com Jesus, sobretudo esse a cuja casa Jesus se dirige para jantar. Ele fica admirado, porque o Senhor não lava as mãos antes das refeições; aquilo inquieta e perturba o coração do fariseu. E não é preciso que ele diga algo a respeito, o Mestre Jesus percebe a inquietação dele. A resposta, para um bom entendedor, poucas palavras já dizem tudo. Porque estão incomodados com a maneira como se lavam os copos, como se lavam os talheres, como se lavam as mãos. O problema é que o interior, o coração deles, está cheio de ideias de roubos, de enganos, fraudes, impurezas, maldades. Um velho ditado já diz: “Quem vê cara, não vê coração”.
Às vezes, nós nos encantamos com a beleza da aparência das pessoas. E nós mesmos já vivemos tantas vezes tão seduzidos em cuidar da nossa aparência externa que o nosso tempo se torna limitado para cuidar da nossa aparência interna. As pessoas passam horas em salões de beleza se arrumando, para isso e para aquilo. E como estão vazias as filas para os confessionários! Como estão vazios os sacrários! Quão poucas pessoas se dispõem a fazer uma purificação espiritual para lavar a alma.
Muito cuidado, pois as nossas conversas são rodeadas pelos mesmos assuntos fúteis: – “Como está a sua unha?” e “Como está o seu cabelo?” Contudo, a conversa do homem e da mulher de Deus, acima de tudo, deve ser esta: Como está o seu coração, a sua alma, o seu interior?
Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 15/10/2013

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o caminho da santidade. Que a nossa existência, isto é, as relações com o próximo, com a natureza e contigo, manifestem cada vez mais a nossa essência, que é sermos morada e fonte do teu Espírito. Nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá a tua Igreja coragem para viver a liberdade exercida e ensinada por Jesus de Nazaré. Que as prescrições legais não impeçam ou dificultem a vivência do Amor, da misericórdia, da compaixão com todos os companheiros que colocaste em nosso caminho. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário