segunda-feira, 9 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 1,26-38 - 07/10/2023


Coloque-se em constante oração contra as forças do mal

“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’. Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus’” (Lucas 1,26-29)



Hoje, celebramos o dia de Nossa Senhora do Rosário. Dos meses do ano, outubro (assim como o mês de maio) também é um mês Mariano, é um mês dedicado a Nossa Senhora. Tradicionalmente, conhecemos outubro como o mês do Rosário.
O Rosário significa literalmente “coroa de rosas”. Quando nós rezamos o Rosário, espiritualmente estamos ali, oferecendo a Nossa Senhora uma coroa de rosas.
Uma coroa de rosas Àquela que tanto amou a Jesus. E por ter amado tanto a Jesus, sendo totalmente fiel ao projeto de Deus, mereceu permanecer para sempre ao lado de Seu Filho. É assim que Maria intercede por cada um de nós, porque Ela está ao lado do seu Filho. E Ela nos ensina a estar em constante oração. O Santo Rosário (o Terço), como nós o conhecemos, coloca-nos em constante oração, une-nos Àquela que está ali perseverante em oração.

O Rosário é a oração daqueles que, com simplicidade e amor, meditam a vida de Cristo

Maria é aquela que persevera na oração e faz de nós filhos também perseverantes nesse combate, pois quando nos colocamos em oração, estamos em combate. A oração é esse meio que nós temos para nos colocarmos em combate contra as forças do mal.
A Festa Litúrgica desse dia, de Nossa Senhora do Rosário, foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, justamente por ocasião da vitória dos cristãos em uma batalha naval, a batalha de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo o combate.
Meus irmãos, podemos compreender que não há mal, não há inimigo que resista àqueles que recorrem a Nossa Senhora, àqueles que recorrem a Maria, porque ela é aquela que encontrou graça diante de Deus.
As tentações fogem quando, pela recitação do Santo Rosário, proclamamos o nome daquela que é a toda Santa, daquela que está constantemente na presença de Jesus.
O livro ‘Imitação de Cristo’ tem um trecho que vai justamente dizer isso: “Os espíritos malignos tremem ante a Rainha dos Céus, e fogem como se fossem correr do fogo ao ouvir o seu santo Nome. Causa-lhe pavor o santo e terrível Nome de Maria, que para o cristão é um extremo amável e constantemente celebrado”. (Tomás de Kempis).
A oração do Rosário é a oração daqueles que, com simplicidade e amor, meditam a vida de Cristo nos mistérios da sua encarnação, vida pública, o mistério da Sua morte e ressurreição a partir do olhar d’Aquela que esteve e sempre estará ao lado de Jesus: a Virgem Santíssima.
É por isso que Maria, em diversas aparições que nós conhecemos, sempre nos pede: “Rezem todos os dias o Rosário. Rezem o Rosário pedindo pela paz, rezem o Rosário para vencerem as tentações”.
É pelo Rosário que nós venceremos as grandes batalhas. Sabe as batalhas da sua vida, que você tem vivido? É pelo Rosário que você as vencerá!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário