sexta-feira, 20 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,47-54 - 20/10/2023


Viva uma vida coerente com a sua fé

“Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei.” (Lucas 12,4-5)



Se somos homens e mulheres de Deus, nada neste mundo deve nos causar temor, a não ser o temor de perdermos a vida eterna, a isso sim devemos temer! Porque, se somos de Deus, o nosso único medo deve ser o de perder a salvação eterna.
Essa nossa vida aqui, presente neste mundo, é apenas um caminho. Estamos em direção, caminhando para a nossa verdadeira vida que está escondida em Deus. Em vista disso, precisamos viver uma vida coerente com a nossa fé, precisamos viver na transparência, na integridade e na honestidade.
Quem diz uma coisa e faz outra, ou quem, ocultamente, procede de outra maneira, mostra que não crê em Deus, pois tenta enganar os seus irmãos e esquece-se de que a Deus nós não enganamos. É possível enganar os irmãos, aqueles que estão ao nosso lado, mas a Deus ninguém engana!
Por outro lado, o discípulo de Jesus é aquele que deve primar pela coerência entre aquilo que diz e aquilo que faz, mesmo que isso venha lhe causar danos, mesmo que essa coerência incomode a ponto de perdermos a nossa vida, mas sermos coerentes com aquilo que o Senhor nos diz.

A incoerência revela a nossa profunda ignorância em querer poupar a nossa vida neste mundo

E para isso, meus irmãos, é preciso ter fé e coragem para viver na verdade, mesmo que ela nos cause transtornos, mesmo que a verdade nos cause grandes sofrimentos. É por isso que Jesus nos recomenda no Evangelho de hoje: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a nossa alma, não podem lançar a nossa alma no inferno”.
Devemos ter medo da morte da nossa alma, devemos ter medo da perdição eterna, disso sim devemos ter medo!
A incoerência, além de revelar a nossa profunda ignorância em querer poupar a nossa vida neste mundo, revela alguém que não tem fé, alguém que não crê na salvação eterna.
Entre o corpo e a alma, a alma é o que nós temos de mais precioso, diz Jesus. Tudo isso porque Ele nos ama, o Senhor nos diz: “Não tenhais medo”, porque Ele nos ama; Ele quem nos criou, Ele também nos conhece profundamente.
Aquele que tem fé não teme viver aqui neste mundo de maneira coerente. Que o Senhor nos ajude, que a graça de Deus nos ajude a vivermos coerentemente, mesmo que isso nos cause a perda da nossa vida terrena, mas não nos causará a perda da vida eterna.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário