segunda-feira, 16 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,29-32 - 16/10/2023


Permita que a Palavra de Deus realize uma transformação em sua vida

“Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração.’” (Lucas 11,29-30)



No Evangelho de hoje, Jesus não reprova os sinais em si — até porque Deus, no Antigo Testamento, sempre se manifestou ao Seu povo por meio de sinais—, Deus fala a nós por meio dos Seus sinais, dos acontecimentos, dos Seus profetas, da Sua Palavra, Deus fala a nós.
O que Jesus reprova aqui, no Evangelho de hoje, é a incapacidade de assimilarem, de compreenderem e abrirem o seu coração para os sinais que Deus tem falado ao Seu povo. É isso que Jesus reprova!
Jesus percebe que aquela geração é uma geração má porque não deu ouvidos para as manifestações de Deus. É um povo que gostava apenas de ver milagres e curas, mas que, mesmo diante daqueles milagres e curas, permaneciam com o coração endurecido, não deixavam com que aqueles sinais fossem fonte e gerassem transformação nas suas vidas. Mesmo diante das grandes obras de Deus, eles permaneciam levando a mesma vida de pecado, a mesma vida fria e distante de Deus.

Abri o coração para o Senhor e deixai com que a Palavra de Deus transforme a vós

Jesus é grandioso em palavras, em obras; e fazia grandes milagres porque se compadecia ao ver o povo passar por grandes sofrimentos, mas a maior obra que Ele veio realizar, o maior sinal que Ele veio realizar em nós é o sinal de conversão e de mudança. É isso que o Senhor deseja realizar em nós!
É uma conversão, é a mudança do nosso coração. O maior sinal se chama: conversão e mudança de vida. Cristo veio até nós para nos fazer sair do erro, para nos fazer sair do mau caminho; e, a partir disso, viver uma profunda conversão e intimidade com Ele.
Jesus veio para nos dar vida nova, meus irmãos. E, para que isso aconteça, a primeira coisa que nós precisamos fazer é escutar e acolher essa Palavra transformadora, essa Palavra que Jesus veio nos dar, Palavra de vida nova.
Por isso, o Evangelho de hoje nos diz que o único sinal que nos será dado é o sinal de Jonas, que foi enviado a pregar para um povo — o povo de Nínive. Ele pregou a conversão, disse para o povo se converter, mudar de vida; e o povo acolheu essa palavra. O povo mudou, fez penitência, deu atenção a essa palavra. Tinham um coração simples, disposto a se abrirem a Deus, ainda que tivessem se afastado d’Ele, eles ouviram, acolheram e mudaram de vida.
Por isso, meus irmãos, esse é o sinal que Cristo quer realizar em nós: sinal de uma vida nova, de conversão. Acolhamos o pedido de Nosso Senhor, acolhamos esse pedido: convertei-vos, mudai de vida, abri o coração para o Senhor e deixai com que a Palavra de Deus transforme a vós.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário