segunda-feira, 16 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 22,1-14 - 15/10/2023


Permita que o chamado de Deus transforme a sua vida

“O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete’” (Mateus 22,1-4)



Meus irmãos, o Senhor tem preparado algo grandioso para nós! O que Deus tem preparado para nós é algo tão grande, que não conseguimos imaginar ou pensar com a nossa razão.
Jesus, no Evangelho de hoje, nos diz que o que está sendo preparado para nós é comparado a uma grande festa de casamento, para a qual muitos são convidados, muitos são chamados para este banquete.
Jesus fala, nessa parábola, de um rei que convida muitas pessoas para o banquete de casamento do seu filho, mas,  surpreendentemente, nenhum dos convidados vai à celebração, ou seja, muitos são chamados, muitos são convidados, porém poucos aceitaram o convite. E as desculpas foram muitas, foram variadas; muitos deram desculpas para não participar desse banquete.
Deus é bom para conosco, Ele nos oferece, gratuitamente, a sua amizade, concede-nos, gratuitamente, a Sua alegria, a alegria da Sua salvação. Porém são poucos os que aceitam e acolhem a alegria da salvação que Deus tem oferecido para nós.

O Senhor convida a todos, Ele chama a todos, não exclui ninguém desse chamado

Deus tem essa experiência de chamar os abandonados, os rejeitados, aqueles para quem Ele oferece os Seus dons, porém, poucos reconheceram o Seu amor, por isso que Ele envia os Seus servidores para ir a todos os caminhos e convidar para o banquete todos os que encontrarem. Os chamados não aceitaram, então, saiu a procurar sem distinção.
É impressionante, meus irmãos, que, até hoje, mesmo os maus são convidados. O Senhor convida a todos, Ele chama a todos, não exclui ninguém desse chamado. O convite, que antes tinha sido rejeitado por alguns, agora encontra acolhimento em pessoas que antes não faziam parte desse ciclo — o ciclo dos conhecidos, das pessoas com as quais Ele tinha algum relacionamento.
Agora, o Senhor estende o seu convite a todos: homens, mulheres de todas as culturas, de todas as condições, mesmo os que não rezam, os que não têm relacionamento com Ele. Todos, agora, são chamados à santidade, a compartilhar da glória do céu. Ninguém é excluído!
Por isso, meus irmãos, acolher a graça do chamado que o Senhor faz a todos depende de nós. O Senhor chama a todos para a santidade.
Na parábola de hoje, fica claro que, para Jesus, não importa o que a pessoa tenha feito, o que importa é que, de agora em diante, ela acolha o seu chamado e deixe que Ele transforme a sua vida, e assim faça parte desse grande banquete que o Senhor tem preparado para nós!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário