quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 11 de setembro, 2ª Feira, 23ª Semana do Tempo Comum


11 de setembro, 2ª Feira, 23ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de setembro, 2ª Feira da 23ª Semana do Tempo Comum.

- Fazer o bem em qualquer dia e a qualquer hora é o ensinamento primordial de Jesus. A cura do homem da mão seca em dia de sábado, na sinagoga, provocou o escândalo dos que viam o sábado apenas como um dia de resguardo total. Mesmo que alguém estivesse morrendo, não se podia fazer nada neste dia, pois era o dia sagrado. Nesse sentido, a vida se tornava menos sagrada que o sábado, menos importante do que a lei. E foi exatamente essa concepção de prática religiosa que Jesus questionou e buscou combater. Com a cura no dia de sábado ele mostrou que, para fazer o bem, não existe dia marcado. Todos os dias são dias para fazer o bem, para ajudar o próximo, para práticas que favorecem a vida. Peça ao Senhor que lhe ajude amar, preservar, promover, cuidar da vida em todas as suas instâncias, sobretudo a vida humana.

- Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 6, versículos 6 a 11.

Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: "Levanta-te, e fica aqui no meio". Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: "Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?" Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: "Estende a tua mão". O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

- Jesus entrou na sinagoga para ensinar. Os fariseus continuam procurando um motivo para acusá-lo de transgressor da Lei e, assim, poderem eliminá-lo. Havia ali um homem com a mão atrofiada. Jesus chama o homem para o meio; primeiro passo para reintegrar a pessoa à vida e à convivência comunitária! Jesus declara preferir o bem e a vida à simples observância do preceito sabático, segundo a ótica farisaica. Que a nossa prática religiosa não se prenda às normas e leis quando a vida precisar da nossa ação. Façamos da nossa vida uma constante doação, a fim de que os mandamentos de Deus sejam vividos, pois a prática dos mandamentos, a prática da lei de Deus consiste em amar o próximo como a nós mesmos. Converse com Deus sobre suas atitudes, se elas estão a serviço da vida do seu próximo.

- Você é escravo da Lei e normas? A vida está em primeiro lugar pra você? Está pronto (a) pra socorrer a vida independentemente do dia e da hora? Você é legalista em detrimento do serviço à vida?

- Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: o que é permitido em dia de sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixá-la perecer?” Devemos fazer o bem, amando-nos uns aos outros, defendendo e trabalhando sempre em prol da vida, dom precioso de Deus. Veja o que diz trechos do poema A vida é um dom de Deus" de Odair José:

A vida é um dom de Deus. Para que possamos sempre a Ele louvar. A criação mostra o grande amor de um Deus que devemos sempre adorar.
Nada no mundo acontece fora da direção do grande Criador. Tudo está tão conectado e podemos ver na imensidão o seu amor.
Creia que sua vida tem sentido. Você é a joia da perfeita criação. Por isso Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho para a nossa salvação.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê sabedoria para discernir o que importa: a Lei e normas que não favorecem à vida ou a vida que deve ser amada, acolhida, promovida, defendida.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário