quinta-feira, 14 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 3,13-17 - 14/09/2023


O Senhor ajuda você a carregar a sua cruz

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo.” (João 3,16-17)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. Exaltar uma cruz, um pedaço de madeira? Exaltar uma das formas mais cruéis de condenação durante o Império Romano? Absolutamente não! Não é exaltar o masoquismo, o gosto pelo sofrimento, mas é exaltar o amor exagerado de Deus pela humanidade!
Assim como nos lembrou o texto de hoje: não se pode amar o sofrimento em si mesmo, mas se pode suportar o sofrimento por amor a alguém.
É óbvio que Deus não quis aquela forma de sofrimento para o Seu Filho, mas Jesus suportou aquele sofrimento extremo por amor a mim e a você. Deus, de fato, amou tanto o mundo, a ponto de subir na cruz e morrer por todos nós.
Exaltar a cruz não é para nos fazer sentir culpa pela morte de Jesus por causa dos nossos pecados, mas é nos recordar o quanto valemos aos olhos de Deus.

Cristo está do seu lado, ajudando você a suportar o peso da sua cruz

Ao contemplar um crucifixo nos recordamos do grande amor que Deus dedicou a cada um de nós, deu a cada um de nós. Por isso, a cruz é um sinal distintivo para o cristão; ela não é um enfeite de pescoço, não é uma pulseira de braço ou um simples objeto. É uma vida, é um estilo de vida, é a vida do Cristo que nos recorda o amor de Deus!
Talvez você precise mudar um pouco a sua oração. Muitas vezes, no meio do sofrimento ou da tribulação, dizemos: “Senhor, livra-me desta cruz. Livra-me desse sofrimento”. Mas, talvez, devamos aprender a dizer: “Senhor, ensina-me a carregar essa cruz”. Porque ela não é maldita, porque Aquele que morreu sobre a cruz trouxe a bênção para a nossa vida, até mesmo em meio aos sofrimentos.
Talvez você nunca tenha exaltado o Santo que está na cruz, mas você tenha se fixado na dor e nas suas provações. Experimente, hoje, lançar, na cruz de Cristo, todas as suas cruzes, todos os seus sofrimentos, porque Deus chegou ao extremo nos amando assim. Ele não parou pelo caminho, por isso continue com Cristo, Ele está do seu lado, ajudando você a suportar o peso da sua cruz; ela é redentora, ela não é uma maldição.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário