sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 1 de setembro, 6ª feira, 21ª Semana do Tempo Comum


1 de setembro, 6ª feira, 21ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 1º de setembro, 6ª feira, da 21ª Semana do Tempo Comum.

- Estamos iniciando hoje mais um mês temático em nossa Igreja, que é o Mês da Bíblia, e neste mês temos a oportunidade de nos encontrarmos todos os dias com a Palavra de Deus que é luz, força e espaço privilegiado para refletir a nossa vida, a nossa história pessoal e comunitária. O belíssimo texto do Evangelho de hoje vem nos convidar a contínua vigilância, sem esta não podemos enfrentar situações desafiadoras. Viver em estado de vigilância significa viver a cada momento atento ao que acontece dentro de nós e ao nosso redor. A parábola que nos é apresentada na Palavra de hoje chama-nos à vigilância para a espera do Senhor que veio, que vem todos os dias e que virá. A sua vinda nos quer encontrar preparados, isto é, com as lâmpadas abastecidas e acesas. Peça ao Senhor a graça da vigilância para perceber a sua presença com a luz da fé e da esperança ativa.

- Escute com atenção o Evangelho Segundo Mateus, capítulo 25, versículos de 1 a 13:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'. As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora".

- Jesus apresenta uma parábola para nos falar a realidade do Reino de Deus; fala que o Reino é como as dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo, diz o texto que cinco delas levaram óleo suficiente para manterem a lâmpada acesa, isto é, foram prevenidas e as outras cinco não se preveniram com o óleo necessário. Elas tiveram que sair para comprar e perderam a chegada do noivo. O importante é perceber que nesta festa de casamento é o noivo que é esperado e não a noiva como costuma ser nos casamentos que conhecemos. O noivo demorou chegar e o óleo foi terminando, as que levaram óleo suficiente entraram para celebrar e as outras desprevenidas, perderam esta possibilidade, pois no intervalo da saída delas para comprar óleo, o noivo chegou, a porta foi fechada e elas não conseguiram entrar. A cena bíblica nos chama atenção para as condições da vigilância na espera do Reino de Deus, não basta ter a lamparina, mas sim ter o óleo suficiente para manter a lâmpada acesa. A fé é o óleo que mantém acesa a chama do amor e da vigilância. Peça ao Senhor que não deixe faltar o óleo do amor, da fé e da esperança dentro do seu coração.

- A Palavra sempre nos convida à vivência da vigilância sem deixar faltar o óleo para manter a chama acesa. Você Procura alimentar a sua fé no cotidiano da vida? Qual a sua capacidade de vigilância?

- Além do texto da parábola de hoje em vários textos bíblicos o convite à vigilância é notável. “Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora". Acompanhe a letra da canção Vigília de Emmanuel que traduz o espírito de contínua vigilância.

Como aquele empregado que vigia sem parar
Pois não sabe a hora certa que o senhor vai retornar
Como um guarda vigilante esperando a madrugada
E o viajante que anseia pela hora da chegada

Com as lâmpadas acesas te esperamos ó Senhor.

Como a mãe espera o filho que de longe vai chegar
Como alguém espera atento seu amor que vai voltar
Como quem resiste luta trabalhando na mudança
Do que é velho no que é novo como a força da esperança

Com as lâmpadas acesas te esperamos, ó Senhor.

Como um povo generoso que constrói mutirão
Uma casa onde todos tenham terra paz e pão
Como o sol ao despontar traz de volta a luz do dia
Como a noite que se acaba numa aurora de alegria.

Com as lâmpadas acesas te esperamos ó Senhor.

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor as oportunidades que ele te oferece para cultivar diariamente a fé e manter a chama acesa a chama do amor a Deus e ao próximo.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário