quinta-feira, 21 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 9,9-13 - 21/09/2023


A exemplo de São Mateus, escolha seguir a Jesus

“Naquele tempo, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus.” (Mateus 9,9)



Hoje, meus irmãos e minhas irmãs, 21 de setembro, a Igreja celebra São Mateus apóstolo. Também chamado de Levi, Mateus foi um homem alcançado pela misericórdia de Deus, e é o próprio Mateus a narrar a sua história, é ele a contar a todos nós essa linda aventura que iniciou ao lado de Jesus.
Ontem, falávamos do mal da indecisão na vida — aquelas pessoas que ficam em cima do muro. Hoje, é um exemplo totalmente contrário porque a velocidade com que as coisas acontecem nos impressiona.
Jesus usa uma única palavra: “Segue-me”, e Mateus não responde com uma palavra, e sim com uma decisão, com uma ação. Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Onde foi que Mateus colocou aquela palavra de Jesus? Onde foi que Mateus colocou aquele apelo de Jesus? Que lugar dentro dele ressoou tão forte aquele chamado de Jesus: “Segue-me”?

Jesus provocou a liberdade de Mateus e lhe deu a oportunidade de fazer uma experiência junto d’Ele

Muitas vezes, os apelos que o Senhor nos faz são jogados, primeiro, dentro do nosso cérebro e, ali, são bombardeados pelos nossos cálculos, raciocínios, julgamentos… E se perdem sem nenhuma tomada de decisão que mude, de fato, a nossa vida.
Quem crê precisa tomar certas decisões na vida. Sem a nossa resposta, nenhuma iniciativa de Cristo surtirá efeito. Jesus não fez Mateus repousar no Espírito, não lhe deu uma Palavra de Ciência, não profetizou algo, não deixou o seu cartão de visita com um endereço, para, quem sabe, depois, ele decidir. Jesus provocou a liberdade de Mateus e lhe deu a oportunidade de fazer uma experiência junto d’Ele, e a resposta de Mateus foi imediata.
Existem certas decisões a serem tomadas em nossa vida hoje! Siga o Cristo nas suas decisões.
Decisão sem Cristo é um caminho errado, não tenha medo do que você vai precisar deixar para trás! Olhe para aquilo que você vai abraçar pela frente, que é a vida de Cristo, uma vida com Ele a exemplo de São Mateus.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário