quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Palavra se fez carne - 21 de setembro, 5ª feira, Festa de São Mateus


21 de setembro, 5ª feira, Festa de São Mateus


- Hoje é dia 21 de setembro, quinta feira da Vigésima Quarta semana do Tempo comum, Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista.

- “Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Celebramos a festa de São Mateus, o qual visto diferenciadamente por Jesus, é chamado a segui-lo. Prontamente Mateus se põe a seguir Jesus e o recebe em sua casa na qual se ajuntam outros pecadores. A acolhida de Jesus a estes não é bem vista pelos fariseus. Jesus lhes afirma que o importante é a misericórdia, pois ele veio para os pecadores. Peça ao Senhor a graça de acolher seu ensinamento de hoje e a conversão do coração.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de São Mateus, capítulo nove, versículos de nove a treze.

Naquele tempo Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores.

- Deus chama a todos, não apenas os perfeitos, os puros, os dignos. Ele chama também os pecadores. Seu chamado gera transformação na vida daquele que se dispõe a escutá-lo e segui-lo. Assim aconteceu com Mateus que ouviu o chamado de Jesus e se dispôs a segui-lo, assim acontece também com cada um de nós. Seguir Jesus significa imitá-lo, tê-lo como modelo, configurar a nossa vida à dele, nos converter. Mateus levantou-se e seguiu Jesus, isto é, se reergueu daquela situação de marginalização em que se encontrava, recuperou sua dignidade revestindo-se da dignidade de Jesus. De homem que extorquia as pessoas, Mateus passou a ser apóstolo e evangelista, colaborador da vida. Converse com o Senhor pedindo a graça de escutar o seu chamado e, prontamente, responder com a disposição para o seu seguimento.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Tenho escutado ao longo da vida o(s) chamado(s) que Deus tem feito a mim? Qual tem sido minha resposta? Tenho buscado seguir Jesus a exemplo de Mateus?

- Ouçamos um pequeno trecho do livro: Grupos de Jesus em que o Padre José Antônio Pagola escreve a respeito do seguimento de Jesus:

“Seguir Jesus é uma metáfora que os discípulos aprenderam pelos caminhos da Galileia. A metáfora é muito sugestiva. Para eles significa concretamente: caminhar, mover-se, dar passos, andar atrás de Jesus; não perdê-lo de vista; não ficar longe dele. A metáfora vais adquirindo mais tarde um conteúdo mais vital. Para as primeiras gerações cristãs. “seguir Jesus ” significa principalmente viver como Ele e colaborar com Ele na tarefa de abrir caminhos ao reino de Deus.
Por isso, “seguir Jesus” é o cerne da vida cristã. Não há nada mais importante e decisivo. É um erro pretender ser cristãos sem seguir Jesus (...) nada pode ser mais urgente e inadiável”

- Termine sua oração agradecendo a Deus sua palavra lançada no “terreno” de seu coração. Peça que ela frutifique em sua vida e faça gerar frutos de conversão e de paz.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário