quarta-feira, 13 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 1,1-16.18-23 - 08/09/2023


Louve e agradeça a Deus pelo dom da sua vida

“A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, Ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.” (Mateus 1,18)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é dia de aniversário. Hoje, a Igreja celebra o aniversário da Mãe de Jesus, a nossa Mãe: 8 de setembro é a Natividade de Nossa Senhora. No Salmo, rezamos assim: “A aurora, em si, traz o dia”, ou seja, já se contempla o dia através da aurora, e Maria é aurora de um dia que não tem fim, e esse dia chama-se Jesus Cristo.
Através d’Ela — com o nascimento da Virgem Maria —, tem início o que os Evangelhos chamam de “plenitude dos tempos”, ou seja, o tempo agora está cheio da glória de Deus, que é o Cristo. E Maria traz essa plenitude no seu ventre.
A vida de Maria está intimamente ligada à vida do Cristo porque, nos desígnios de Deus, na onisciência de Deus, na sabedoria divina, Ela já havia sido pensada, já havia sido preparada para a chegada do Cristo.

Queremos dizer ao nosso Criador o quanto somos gratos por Ele ter dado a cada um de nós o dom da vida

A história da salvação não aparece assim do nada, ela é construída pouco a pouco. Uma das opções do Evangelho, deste dia de hoje, é aquela genealogia de Jesus, aquele monte de nomes que aparecem até chegar em José (o esposo da Virgem Maria), que foi um trecho daquilo que lemos hoje. E, por isso, a genealogia de Jesus mostra bem isso: Deus vai tecendo a história numa sucessão de fatos, numa sucessão de personagens… E até os mais dolorosos, os fatos mais difíceis compõem, no final, essa história de salvação.
Por isso, não despreze nada nem ninguém da sua história. Deus dá sentido até àquilo que não tem sentido aparentemente. Deus se serve de personagens inusitados da nossa história para nos levar à plenitude dos tempos.
Todos os “sins” que foram dados antes de Maria, mesmo imperfeitos, colaboraram para a chegada do “sim” mais perfeito! Maria não chega solitária, mas, diante de Deus, Ela chega com essa gama de personagens, de fatos e de acontecimentos. Ela nasceu de um ventre, Ela tem uma história, por isso, não despreze a sua história!
O seu aniversário ultrapassa uma data, ele compõe uma história. Hoje, ao celebrarmos o aniversário da Virgem Maria, a sua natividade, queremos abençoar o dia que nós nascemos, queremos abençoar a nossa vida, e também dizer ao nosso Criador o quanto somos gratos por Ele ter dado a cada um de nós o dom da vida e fazermos a nossa vida um dom para os outros, para que a graça de Deus nos acompanhe sempre.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário