quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 30 de Agosto, 4ª Feira, 21ª Semana do Tempo Comum


30 de Agosto, 4ª Feira, 21ª Semana do Tempo Comum

- Hoje é dia 30 de Agosto, 4ª Feira da 21ª Semana do Tempo Comum.

- A hipocrisia e a injustiça deixam marcas desagradáveis em nossa sociedade. Mas, a Palavra de Deus transforma nossa realidade e acaba sendo força para tentarmos como discípulos de Jesus mudar essa realidade. Permita que a palavra do Senhor inquiete seu coração e ouça a voz de Deus.

- Escute o Evangelho Segundo Mateus, capítulo 23, versículos 27 a 32.

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!"

- Jesus continua exortando os mestres da lei e os fariseus sobre a hipocrisia como vimos ontem. Eles são comparados a “sepulcros caiados”, de bela aparência por fora, mas por dentro “cheio de ossos mortos” e “podridão”. Eles se apresentam como justos, mas permeados de injustiça e de hipocrisia. Isso é uma realidade já observada no tempo de seus antepassados, que não ouviam os profetas. Vivia-se preocupado com os detalhes da lei e do culto, mas esquecia-se da vivência da misericórdia, o coração da lei. É tempo de despertar e a pregação de Jesus certamente intrigou seus ouvintes e certamente também você.

- Como “injustiça” e “hipocrisia” soam aos seus ouvidos? Consegue identificar os “ossos de mortos” e “podridão” que precisam ser apresentadas ao Senhor para que Ele te purifique? Como também você se vê numa sociedade imersa de injustiça e de hipocrisia?

- “... Vós sois como sepulcros caiados”, diz Jesus. Negar a verdadeira identidade é enganar a si mesmo e tirando a oportunidade de superar os seus defeitos… Ocultar a realidade através de uma máscara de aparência pode aliviar no momento, mas fará mal para o resto da minha vida… Tem um ditado popular que diz: melhor ficar vermelho uma hora do que amarelo para o resto da vida. Diz o poema Atravessar as aparências do Pe. Benjamim Buelta:

Podemos apertar
milhares de mãos,
e ficar sozinhos,
cheios de sensações
à flor da pele.
Uma só mão,
e sentir nela
o calor do absoluto.

Podemos percorrer
muitos caminhos,
e ficar sem futuro
cheios de metros
na planta dos pés.
Podemos dar
um só passo,
e antecipar nele
o gozo da meta.

Podemos olhar
muitas paisagens,
e ficar vazios
cheios de imagens
na superfície da cor.
Podemos contemplar
um só horizonte,
e ver aparecer nele
a plenitude do infinito.

- Termina sua oração “Vasculhando” seu interior. Apresente ao Senhor tudo o que está morto em você e que precisa ser vivificado por Jesus. Apresente situações de injustiça e de hipocrisia que você fez ou sofreu. Permita que o perdão de Deus e a força do Espírito Santo revigorem você para uma profunda e autêntica conversão de vida. Peça ao Senhor um coração justo, transparente e aberto para trilhar o caminho de verdadeiro discípulo.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário