terça-feira, 22 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 22 de agosto, 3ª feira, Memóra de Nossa Senhora Rainha


22 de agosto, 3ª feira, Memóra de Nossa Senhora Rainha


- Hoje é dia 22 de agosto, 3ª feira, Dia de Nossa Senhora Rainha.

- O evangelho de hoje apresenta a dinâmica de Deus que vem ao encontro do ser humano para apresentar sua proposta de vida e de salvação. Vemos Maria que se coloca a disposição, aceitando a proposta divina, mesmo sem ter clareza do caminho a ser percorrido. Peça ao Senhor que te ajude a discernir a proposta que Ele te faz no cotidiano da sua vida.

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 26 a 38:

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do AltÍssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- Deus intervém na história humana a fim de nos salvar e libertar. Ele deseja contar com a colaboração humana e, por isso, propõe um caminho de colaboração. Deus respeita a liberdade humana e oferece a possibilidade de acolher ou rejeitar a salvação oferecida. Maria representa todo ser humano aberto a graça divina, que se escuta a Palavra de Deus, coloca em prática e persevera na Palavra. Maria coloca-se ao serviço do Senhor. É esse o seu caminho de felicidade. Peça a Maria, que seja tua companhia na travessia dessa vida.

- Diante do convite contínuo que o Senhor nos faz para viver a sua Palavra, qual a nossa resposta? Contemplando sua vida com os olhos de Deus, quais atitudes de rejeição e indiferença a Palavra de Deus você experimenta?

- “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!", diz Maria no evangelho de hoje. O Sim de Maria, não lhe trouxe facilidades. Foi um Sim duro, difícil, mas que deu sentido a toda a sua vida. Em Maria cumpriu-se a palavra de Deus. Deus propôs e Maria colaborou no Seu Plano. Diz o Pe. Francys Silvestrini Adão:

Maria, jovem de Nazaré
Diante do anúncio do Inédito
com uma profunda fé
maior do que o assombro
disseste "faça-se em mim"
Ajuda-nos a entender
Mulher amada de Deus
que ontem como hoje
o Senhor quer transformar a História
mas sempre de dentro para fora
contando com as pessoas que
não têm medo da autotransformação
Dá-nos a ousadia de pronunciar hoje
uma palavra generosa
semelhante à tua
Só assim o Espírito de Santidade
poderá começar a gerar
em nossa carne pobre e sonhadora
o Reino revolucionário de Jesus

- Termina sua oração pedindo que Nossa Senhora Rainha te ajude a ser cada vez mais parecido com seu Filho Jesus. Coloca nas mãos de Maria tua vida.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário