terça-feira, 22 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 19 de agosto, sábado, 19º do Tempo Comum


19 de agosto, sábado, 19º do Tempo Comum

- Hoje é 19 de agosto, sábado do 19ª Semana do Tempo Comum.

- No seu encontro com a Palavra deixe que ela fale ao seu coração para que possa acolher a luz que ela lhe traz. O texto do Evangelho de hoje nos convida a descobrir no pequeno e no simples a grandeza do amor de Deus que sempre se manifesta. As crianças estão juntas com a multidão que acompanha Jesus, embora saibamos que as mesmas não eram vistas e reconhecidas por outras pessoas e pelos próprios discípulos; eles querem impedi-las que sejam levadas até Jesus para que ele as abençoe. O olhar e a sensibilidade de Jesus vão além da acolhida, ele diz que o Reino de Deus a elas pertence. Peça ao Senhor a graça de um coração puro e simples como o das crianças.

- Escute com o coração o Evangelho de Mateus, capítulo 19, versículos de 13 a 15.

Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse:"Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus". E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

- O Evangelho que acabamos de ouvir nos deixa claro que havia uma tendência a marginalizar as crianças, deixando-as fora das celebrações religiosas realizadas e de outros eventos socias, elas não eram vistas, muito menos podiam se aproximar dos mestres. Os discípulos de Jesus tinham esta mentalidade, por isso tentam impedi-las que o Mestre impusesse as mãos sobre elas. A reação e a atitude de Jesus evidenciam a sua inconformidade com este tipo de realidade excludente e ainda apresenta as crianças como aquelas que possuem o reino dos céus. Mais uma vez, então, Jesus nos fala sobre o valor de sermos simples, dependentes e confiantes em Deus. A criança é o símbolo do ser fraco sem pretensões sociais: ela é simples, não tem poder nem ambição, vazia de si mesma e pronta para receber o Reino. Que o Senhor nos ajude a ter um coração de criança para acolher e comunicar o Reino de Deus.

- Ser como criança é ter um coração simples, capaz de viver a alegria, a transparência e o perdão. Você consegue ter um coração como de uma criança que se coloca nas mãos do Pai? Você confia plenamente que Deus é Pai e quer olhar por você a cada momento? Para você o que significa ser como uma criança?

- "Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus". O cantor Zé Vicente, poetiza e profetiza a esperança vinda das crianças. Diz a letra do canto: Canta meninada.

- Canta, canta meninada
Canta alegre essa canção
No embalo desse canto
Vai dançar meu coração.

- Criançada faça a roda
Que a esperança quer dançar
Vão em frente abrir caminhos
Nova história quer chegar.

- Batam palmas pra alegria
Cantem cantigas de amor
Um sorriso pra amizade
Dancem, pisem sobre a dor.

- Vamos chamar a justiça
Pra entrar neste cordão
Cada mesa com certeza
Vai ter festa, vai ter pão.

- Canta, canta, canta meninada
Nossa história tem que ser mudada
Dança, dança, dança meninada
Nossa história tem que ser mudada ...

- Termina a tua oração agradecendo ao Senhor pela beleza e pela força da Palavra que renova o nosso coração fazendo com que ele seja acolhedor, renovado, simples e orante. Somente assim nós poderemos viver o Reino dos céus, aqui.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário