terça-feira, 22 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 21 de agosto, 2ª feira, memória de São Pio X


21 de agosto, 2ª feira, memória de São Pio X

- Hoje é 21 de agosto, 2ª feira, memória de São Pio X.

- Alguém questiona Jesus sobre o que fazer de bom para ganhar a vida eterna, Jesus sem rodeios e deixando claro que somente Deus é bom, responde: “observa os mandamentos”. Hoje somos convidados a anunciar ao mundo e a todas as pessoas a boa nova de Jesus, seu convite ao desprendimento material e o compromisso com os empobrecidos. Sinta que o Senhor está contigo e abra seu coração para acolher sua Palavra.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus 19,16-22

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: "Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos". O homem perguntou: "Quais mandamentos?" Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo". O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? Jesus respondeu: "Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

- Coloque-se no lugar desse jovem rico. Primeiramente, na postura de quem busca saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Todos os dias precisamos nos perguntar o que temos feito para ganharmos o céu. Em segundo lugar, ainda iluminado pelo evangelho, olhe para sua vida e medite se pessoas, situações, bens materiais ou outras coisas, têm sido sua riqueza, a ponto de lhe impedir de seguir a Jesus verdadeiramente, tendo como meta o Reino dos céus. Perceba quais pistas são apontadas para que melhor você possa buscar a vida eterna.

- Você é capaz de viver o desapego e com meus dons, talentos e recursos servir os necessitados? Somos uma comunidade eclesial capaz de expulsar o mal e curar os irmãos em nome de Jesus Cristo?

- “o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.” A tristeza e insatisfação daquele jovem rico mostra que apesar da falta de decisão em deixar tudo em prol da vida eterna, seu coração e suas atitudes foram impactados pela resposta de Jesus. Por muitas vezes já sabemos o que Jesus quer de nós, mas não deixamos que sua Palavra realmente gere frutos, que realmente a Palavra realize sua novidade em nosso coração. O poeta Kahil Gibran diz assim:

..Ide para os vossos campos e jardins
e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor.
Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha.
Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida.
E para a flor a abelha é mensageira de amor.
E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase.

- Encerre tua oração suplicando ao Senhor que te conceda sabedoria para viver os mandamentos, sobretudo na vivência do amor. Suplica ao Senhor o dom da fé e confiança no seu amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário