quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 16 de agosto, 4ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum


16 de agosto, 4ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 16 de agosto, 4ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum.

– Diante da dificuldade da convivência exige-se a correção fraterna. E para que haja correção fraterna, todos os membros de uma comunidade devem ter o coração aberto e disponível ao perdão recíproco. Porém, se, por um lado, são indispensáveis a capacidade e a coragem de corrigir amorosamente a quem errou, deve haver, por outro lado, a necessária humildade de aceitar ser corrigido. A comunidade tem a autoridade e a responsabilidade confiadas pelo Senhor. Correção requer justiça, honestidade, humildade e perdão. O perdão é a melhor, a maior e a grande solução! Perdoemo-nos uns aos outros, para que nossa oração não seja hipócrita. Peça ao Senhor a graça de perdoar sempre.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos 15 a 20.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles".

- O evangelho de hoje trata da missão dentro da comunidade, missão de lidar com os pecados da comunidade e com os nossos próprios pecados. Ele mostra como proceder quando ocorre na comunidade algum desentendimento. É comum quando há alguma desavença ou desentendimento na comunidade, brigar, discutir, se afastar dela. Às vezes, as pessoas não agem por maldade, mas por ignorância e fraqueza, e a falta de diálogo faz com que as coisas piorem. É por isso que o evangelho propõe o diálogo. Quando há diálogo, é possível resolver a maioria dos problemas que surgem na comunidade. Converse com Deus sobre sua dificuldade no relacionamento com os irmãos e irmãs.

– Você dialoga com irmãos que lhe fizeram mal para superar a desavença? Você perdoa sempre não guardando rancor no coração? Você utiliza as orientações do evangelho para a reconciliação com os irmãos (as)?

“Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrige-o, só tu e ele! Se ele te ouvir, ganhaste teu irmão”. Busque o diálogo e seja capaz de perdoar, recomeçando um relacionamento saudável e fraterno. Ouça o poema, Perdão, de Bráulio Bessa:

Perdoar não o faz fraco,
não lhe assalta a razão.
Torna livre quem perdoa
e quem lhe pediu perdão.
Um sopro de amor já quebra
as grades dessa prisão.
Toda raiva disparada
volta feito um bumerangue.
Por isso, perdoe antes
que seu coração se zangue.
Quem limpa dor com vingança
lava a ferida com sangue.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor sabedoria e força para agir com fraternidade e amor, a fim de buscar sempre a concórdia, a fraternidade, gerando uma convivência edificante e pacífica.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário