quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 12 de agosto, Sábado, 18ª Semana do Tempo Comum


12 de agosto, Sábado, 18ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 12 de agosto, sábado da 18ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje nos convida a pensar sobre nossa experiência diante do dom precioso de Deus: Um pai vai ao encontro de Jesus suplicando pela cura do filho após ir até seus discípulos, que não conseguiram livrar seu filho do mau que o aflige. Jesus adverte para a importância de crescer, amadurecer na fé. Peça ao Senhor, a graça de crescer na fé e no amor que tudo transforma, a partir do encontro diário com a Palavra e na oração que alimenta a confiança e fidelidade ao projeto de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 17, versículos 14 a 20:

Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: "Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!" Jesus respondeu: "Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino". Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora o menino ficou curado. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: "Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?" Jesus respondeu: "Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá' e ela irá. E nada vos será impossível".

- A fé é dom e requer uma resposta livre e pessoal ao projeto de Deus. Hoje Jesus pretende ser o catequista sobre a fé. Quer ensinar sobre a fé verdadeira, que é capaz até de repelir o mal. Após uma primeira tentativa frustrada com os discípulos, um pai suplica diretamente a Jesus: “Senhor, tem piedade do meu filho” Jesus então acusa os seus contemporâneos que não tem uma fé autêntica, capaz de superar as incertezas e as provas. Uma fé que é capaz de dizer: “O Senhor é meu pastor, nada me falta…” mesmo que no momento, ao redor, falte tudo… Peça ao Senhor, que ajude você a amadurecer na fé todos os dias da sua vida, para ser capaz de realizar o que Ele deseja, com fidelidade e confiança na sua presença.

- Como está a sua fé? Ela é algo estático ou dinâmico? A sua fé tem transformado a sua vida, as pessoas e o meio ao seu redor? Diante de uma nova proposta ou um apelo de alguém no trabalho ou na comunidade, qual é a sua atitude?

- “...Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá' e ela irá. E nada vos será impossível". Ouça o que o Papa Francisco disse aos participantes da Assembleia Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé:

“... Sem fé, a presença de crentes no mundo seria reduzida à de uma agência humanitária. “Nunca devemos esquecer que uma fé que não nos põe em crise é uma fé em crise; uma fé que não nos faz crescer é uma fé que deve crescer; uma fé que não nos questiona é uma fé sobre a qual nos devemos questionar; uma fé que não nos anima é uma fé que deve ser animada; uma fé que não nos sacode é uma fé que deve ser sacudida. Não nos contentemos com uma fé morna e habitual. Colaboremos com o Espírito Santo e uns aos outros para que o fogo que Jesus trouxe ao mundo possa continuar aceso e incendiar o coração de todos”

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor o dom da fé. Peça ao Espírito Santo que ajude você a crescer na fé por meio da escuta da Palavra, no encontro contínuo com o Senhor, para discernir com fidelidade e confiança a sua presença.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário