quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 15 de agosto, 3ª feira, Memória de Nossa Senhora da Boa Viagem


15 de agosto, 3ª feira, Memória de Nossa Senhora da Boa Viagem


- Hoje é dia 15 de agosto, 3ª feira, Memória de Nossa Senhora da Boa Viagem.

- No evangelho de hoje Jesus chama uma criança no meio deles para mostrar que temos que ser como ela para entrar no Reino dos Céus. Não podemos desprezar esses pequeninos e nossa cultura não valoriza as crianças como deveria valorizar e cuidar. Ao mesmo tempo, vemos o cuidado do Pai em relação a cada um de nós. Peçamos ao Senhor a graça de cuidar de nossos pequenos e confiar em seu amor que é para sempre!

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos 1 a 5:

“Naquele tempo: Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.”

- Os discípulos deixam-se conduzir pela lógica do mundo, buscam a importância, o prestígio, o primeiro lugar... Jesus propõe uma outra lógica, em que os pequenos são os maiores, os últimos são os primeiros. Uma criança confia naquele que a ama: não tanto por aquilo que lhe diga mas pela pessoa que lhe fala. Ser discípulo é se tornar menor, é valorizar o que é simples e viver plenamente o serviço. Peça ao Senhor a graça de, tal como uma criança, pôr a sua confiança e toda a sua esperança no Pai.

- Toma consciência que Deus nos ama e nos guia em seu amor. Você se sente dependente de Deus, abandonado em suas mãos? Você confia no Senhor?

- "E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.." diz Jesus no evangelho de hoje. Tenhamos o nosso coração voltado para os pequeninos desse mundo, os menores e desvalorizados de nossa sociedade, de nossa cultura. Estaremos trilhando um caminho de mais amor, cuidado e escuta daqueles que são invisíveis. Numa carta de 1965 escrevia Dom Helder Camara:

No casebre miserável.
´mocambo’, como se diz aqui,
O pobre me convidou
Para o almoço.
Não estivesse tão acompanhado
E ficaria.
Que teria ele,
No barraco sórdido,
Metido na lama,
Para oferecer?
Pergunto por perguntar.
Ele apenas te emprestou os lábios.
O convite partiu de Ti,
O anfitrião eras Tu.

A presença de Deus no pobre sempre surpreende: de repente, comecei a conversar com Deus escondido no pobre.

- Termina tua oração pedindo a Deus coragem e força para não desanimar e peça também, por intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem, que Ele te acompanhe em todos os caminhos.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário