segunda-feira, 21 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 19,13-15 - 19/08/2023


Peça a Deus a graça de ter um coração humilde

“Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: ‘Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus’” (Mateus 19,13-14).



Jesus sempre dispensou uma atenção muito especial aos pequeninos, aos humildes, aos simples. E, hoje, no Evangelho, Jesus mais uma vez acolhe as crianças, aqueles que são pequenos.
As crianças, além de representarem aqueles que são pequenos — os humildes —, representam também aqueles que não trazem maldades, não trazem impurezas em seus corações; são inocentes, são puras.
E assim, acolhendo com grande amor essas crianças, Jesus deseja ensinar algo muito importante para os seus discípulos. Quando Jesus diz: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim porque delas é o Reino dos Céus”, Ele nos ensina que: para receber o Reino dos Céus, também precisamos ser, acima de tudo, simples, humildes e puros. E, com a ajuda dessas qualidades, precisamos, assim como as crianças, entregar-nos a Deus com total confiança e espontaneidade.

Peçamos a Deus a graça de ter um coração puro, simples e de sabermos confiar

As crianças confiam e são espontâneas. A criança, por ser simples e pura, não traz no seu coração desconfiança nem age com segundas intenções. A posse do Reino dos Céus é reservada para estes: que agem com confiança e que também não têm segundas intenções em seu coração, que são puras.
O Reino dos Céus é daqueles que se assemelham a essas qualidades das crianças, não no sentido de uma vivência infantilizada da fé, não é isso, mas de uma vivência pura e confiante.
Então, se nós quisermos entrar no Reino dos Céus, precisamos ser como as crianças que confiam em Deus, que se abandonam, que têm essa fé confiante.
Assim como as crianças confiam em seus pais e são dependentes deles ais para sobreviver, nós também precisamos aprender a confiar e ter dependência de Deus, precisamos deixar com que a graça d’Ele reine no nosso coração e retire todas as impurezas, toda a falta de confiança, toda a falta de dependência do amor de Deus, toda a malícia, todo o agir com segundas intenções. Quantas vezes nós temos ações com segundas intenções!
Peçamos a Deus a graça de ter um coração puro, simples e de sabermos confiar… Peçamos esta graça, a graça da humildade, porque o Reino dos Céus é daqueles que são humildes, assim como as crianças.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário