segunda-feira, 21 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 1,39-56 - 20/08/2023


A Virgem Maria intercede em favor da sua vida

“Então Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.’” (Lucas 1,46-49)



Hoje, nós celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Essa Solenidade celebra a fé da Santa Igreja que proclama Maria elevada aos Céus. Ou seja, a sagrada tradição da Igreja nos ensina que Nossa Senhora foi elevada aos Céus em corpo e alma após a sua morte. Portanto, Maria, a Mãe de Jesus, não experimentou a corrupção da carne. Essa é a verdade proclamada pela nossa Igreja.
E como Maria não esteve sujeita ao poder do pecado em vista de ser a Mãe de Deus, também não podia ficar sobre o império da morte, pois como disse São Paulo: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6,23).
Maria, de fato, foi agraciada por Deus em vista de uma missão grandiosa: a missão de ser a Mãe do nosso Salvador Jesus Cristo. E, em vista dessa missão, Deus realizou n’Ela — como Ela mesmo proclamou no Magnificat — maravilhas: “O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”.

Maria continua muito perto de cada um de nós, porque Ela também quer que nós alcancemos a glória dos Céus

Tudo o que Deus realizou na vida da Bem-Aventurada Virgem Maria foi em vista desse projeto salvador realizado em Jesus Cristo — o projeto de salvação de Deus —, mas que contou com a colaboração de uma humilde serva: a Virgem Maria.
Maria, em toda a sua humildade, colaborou de modo singular para a nossa salvação. Inclusive, celebrar a Solenidade da Assunção de Maria aos Céus, recorda-nos que este é o nosso destino, que nós também somos chamados a alcançar as glórias do Céu à medida que formos abandonando os nossos pecados.
Maria já vive a glória do Céu reservada para todos os que buscam a santidade, porque Ela foi a toda santa, o pecado não tocou n’Ela. Por isso Ela já contempla Deus, já está no Céu. E em meio às lutas que nós vivemos aqui, podemos contar com o auxílio d’Aquela que já está nos Céus, porém, continua muito próxima de nós.
Maria continua muito perto de cada um de nós, porque Ela também quer que nós alcancemos a glória dos Céus. Por isso a Assunção nos revela que Nossa Senhora está muito perto do Seu Filho Jesus nos Céus, mas continua também a interceder por cada um de nós. Foi assim que Maria fez nas Bodas de Caná, Ela intercedeu para que não faltasse o vinho, e Ela continua intercedendo por cada um de nós; Ela, que já está nos Céus, continua sendo a nossa Mãe, a nossa intercessora junto do Seu Filho Jesus.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário