sábado, 8 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 08 de Julho, Sábado, 13ª Semana do Tempo Comum


08 de Julho, Sábado, 13ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 08 de Julho, Sábado da 13ª Semana do Tempo Comum.

– Os discípulos de João questionam por que os discípulos de Jesus não jejuam. Então Jesus lhes mostra que o jejum significa um procedimento que revela a ausência de algo, o afastamento de Deus. É, portanto, algo reparador. Quando sentimos a ausência de Deus na nossa vida, o jejum serve para corrigir nossas falhas, nossos erros e pecados, as causas do afastamento e, assim, corrigidos destes erros, voltamos para os caminhos de Deus e nos aproximamos dele. Os discípulos de João e os fariseus continuavam a fazer jejum, pois, não viam em Jesus a presença de Deus e se penitenciavam para ter a graça de encontrar o Messias. Peça ao Senhor que aumente a sua fé em Jesus como o Messias prometido, que veio a nós.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 9, versículos 14 a 17.

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam".

– Os discípulos de Jesus sabiam que ele era o Messias, o Filho de Deus, e não havia razão para jejuar. Pelo contrário, era motivo de alegria, de festa. Assim, Jesus explica o porquê de os discípulos seus não jejuarem. Jesus é o noivo que está presente nesta festa da vida. Ele veio para desposar a humanidade. Quando ele não estiver mais no meio deles, aí sim eles deverão jejuar. Que a nossa prática religiosa seja de alegria pela presença de Jesus entre nós. Ele é a plena novidade, o vinho novo da alegria do Reino que chegou em sua Pessoa. Em sua resposta aos discípulos de João Batista, Jesus faz alusão à alegria do banquete nupcial no Reino de Deus oferecido pelo Messias, à “festa de casamento” entre a humanidade redimida pelo Messias Jesus. Converse com Deus sobre seu acolhimento e seguimento do Messias Jesus, a absoluta novidade.

– Jesus é a novidade absoluta em sua vida cotidiana? Como está a sua Fé no Messias Jesus? Seu Jejum é uma prática vazia, até hipócrita ou é revestido em favor dos que padecem na fome e na vida indigna? O Jejum que o Senhor deseja é que partilhemos o pão, vistamos os nus, rompamos as algemas, quebremos toda escravidão.

“Jesus lhes respondeu: Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles”? Viva a alegria da presença do Senhor ressuscitado encorajando sua vida para que ela seja expressão do seu amor redentor. Ouça um trecho do texto O Jejum que verdadeiramente agrada a Deusde Pe. Reginaldo Manzotti:

“O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum.
O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum verdadeiro que brota de um espírito contrito. Só assim não será só mais um gesto externo, mas sim uma transformação de vida.”

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor a presença ressuscitada do seu Filho redentor, o Messias Jesus, que nos ensina amar e servir edificando seu reinado de Justiça e Paz.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário