quinta-feira, 15 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,20-26 - 15/06/2023


Amando ao próximo, você cumprirá a lei de Deus

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. (Mateus 5,20)



Ontem, a Liturgia da Palavra nos ensinava que Jesus veio até nós para nos conduzir ao pleno cumprimento da vontade de Deus, que deve ser vivida sobretudo no amor aos irmãos e não simplesmente no cumprimento de uma série de rituais e preceitos, como faziam as autoridades do tempo de Jesus.
Até então, a lei de Deus era vivida como uma norma. Quem não cumpria essa norma, corria o risco de ser punido e marginalizado. E diante desse receio, a prática da lei tornou-se algo meramente mecânico, feito por pura obrigação, vazia no seu verdadeiro sentido.

É cumprindo com o mandamento do amor, que cumpriremos plenamente a lei de Deus

Quem ama não se limita a somente cumprir normas, mas ultrapassa essas normas por amor. Jesus recorda que quem não tiver uma prática de justiça que supere a dos mestres da lei e dos fariseus não entrará no Reino dos Céus. Ou seja, a lei de Cristo deve ser fundamentada no amor ao próximo e não no mero cumprimento de rituais e práticas.
Não é um peso amar ao próximo, e não deve ser um peso de um cumprimento de rituais amar ao próximo. E esse amor deve nos conduzir ao perdão e à reconciliação com os irmãos, assim como vai dizer o Evangelho de hoje: “Deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.
O amor é superior a qualquer ritual, a qualquer norma, e é cumprindo com esse mandamento do amor que nós cumpriremos plenamente a lei de Deus.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário