sexta-feira, 26 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 26 de maio, 6ª feira, 7ª Semana da Páscoa


26 de maio, 6ª feira, 7ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 26 de maio, 6ª feira da 7ª semana da Páscoa. Memória de São Felipe Neri.

- Já estamos chegando ao final do Tempo Pascal”. No evangelho de hoje Jesus interroga Pedro três vezes se ele o ama. Jesus não tem dúvidas do amor de Pedro, mas confirma se realmente está maduro para ser discípulo. Amar e cuidar são os fundamentos da fé Cristã. Peça ao Senhor que te ajude a ser seu discípulo fiel.

- Escute o Evangelho de João capítulo 21, versículos de 15 a 19:

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.' Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou : 'Segue-me'.

- O verdadeiro e maior milagre é a traição covarde que se transforma em confissão de amor. Até três vezes Pedro o confessará. A traição desumanizou Pedro, fez com que ele fosse fundo no fracasso, obrigando-o a dizer com os lábios o que seu coração não queria. A fidelidade e o amor de Jesus, sua graça sempre pronta, o humanizará de novo, reconstruindo sua vida e reativando em Pedro a liderança para o serviço. Jesus examina Pedro somente em uma coisa, a que é essencial para todo seu seguidor e para toda a Igreja: se é uma pessoa com um coração “grande para amar”. Ele quer examinar o quanto Pedro se distingue por sua capacidade de amor. Peça ao Senhor um coração capaz de amar e servir.

- Seguir Jesus é se comprometer com a vida. Amar é concretizar este compromisso de fé. E você ama Jesus? Como tenho expressado meu amor a Jesus? Como tenho cuidado das “Ovelhas”? Tenho verdadeiro amor a Deus e aos irmãos?

- Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Só o “olhar amoroso” de Deus, que nunca desiste de buscar-nos para reconstruir-nos. Ele conhece as lonjuras dos caminhos que temos de percorrer para que nossos olhos sejam abertos. Que nossa resposta a tanto amor seja como diz a música do Pe. Zezinho:

Me chamaste para caminhar na vida contigo
Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma
É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor
Eu só encontro a paz e a alegria
Bem perto de ti

- Termina sua oração dizendo ao Senhor o quanto o ama. Peça que Ele venha ao seu encontro quando seu coração estiver duro ou desesperado. Peça também que Ele não te deixe ficar longe do seu amor. Coloca no coração de Deus todas as pessoas que sofrem por falta de amor, de acolhida, de solidariedade.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário