terça-feira, 16 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 14 de maio, 6º Domingo da Páscoa


14 de maio, 6º Domingo da Páscoa


- Hoje é dia 14 de maio, 6º Domingo da Páscoa.

- O Evangelho deste domingo faz parte de uma longa conversa de Jesus com os seus amigos, durante a Última Ceia. Era uma conversa amiga, que ficou na memória do discípulo amado, João. Jesus, assim parece, queria prolongar ao máximo esse último encontro, momento de muita intimidade. Trata-se de um verdadeiro “testamento espiritual”. Silencie, respire profundamente e acolha essa palavra de intimidade que Jesus dirige também a você.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 15 a 21:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

- Jesus oferece aqueles que o amam, novas formas para aprender a confiar: promete-lhes o Espírito da verdade, que revela tudo; esse mesmo Espírito os dará a certeza: Cristo não os abandonará, porque sempre morará no meio deles, juntamente com seu Pai, (Deus). Quem tem o Espírito da verdade é capaz de observar seus mandamentos e faz o que lhe agrada. Jesus sempre fez o que agradava a Deus Pai. O evangelho também diz que, quem ama Jesus será muito amado por Deus, Ele o amará e se manifestará a todos.

- Você é o foco de um grande amor. O Espírito do Amor Divino vem habitar em você. O Espírito encontra em você uma recepção calorosa? Você se deixa conduzir pelo Espírito? O que o Espírito está te ensinando neste momento de oração?

- “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece.”, diz Jesus. Conduzidos pelo Espírito de Jesus, mergulhamos em nosso mundo com os olhos abertos, com os ouvidos atentos, com o coração sensível para ter acesso à verdade profunda de toda a realidade. Tudo é perpassado por essa presença alentadora, que “faz novas todas as coisas”. Por isso dizemos:

Envia teu Espírito, Senhor e renova a face da terra.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de deixar-se conduzir pelo Espírito e que ele te anime a viver e buscar a verdade.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário