terça-feira, 16 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 13 de maio, sábado, 5ª Semana da Páscoa


13 de maio, sábado, 5ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 13 de maio, sábado da 5ª Semana da Páscoa.

- Jesus continua seu discurso de despedida. Hoje anuncia que seus seguidores, aqueles que prolongarão suas palavras e suas ações no tempo, enfrentarão dificuldades tais como as que ele enfrentou. Jesus não pede que o sofrimento nessas ocasiões seja negado, mas que a certeza de que pertencemos a ele possa nos iluminar nesses momentos de grande dor e a escolher o amor como resposta. Peça ao Senhor que te ilumine nas situações de grande dor.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 15, versículos de 18 a 21.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

- O mundo representa a humanidade oposta a Deus, consciente ou não dessa escolha, e é a esse mesmo mundo a que os discípulos são enviados. A certeza de que pertencemos a Jesus, que nos escolheu, faz com que possamos ecoar seu discurso de amor, respondendo de forma contrária ao ódio e à perseguição recebidos. Pode parecer fraqueza agir desse modo, mas é pelo amor que Jesus se moveu e nos convida a agir. Que a certeza de nosso pertencimento a Jesus fortaleça em nós o amor como resposta.

- Neste período de Páscoa, como o amor tem sido elemento norteador de suas ações? Ou tens respondido às incompreensões pelas quais passa “com a mesma moeda”?

- “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”, diz Jesus. O ódio e a perseguição são elementos que nos fazem sofrer e alimentam em nós o desejo de responder à mesma altura daquilo que recebemos. Nesse cenário, responder com amor torna-se a forma mais forte e eficaz que podemos dar, pois ele é capaz de pôr um fim à realidade negativa em que nos encontramos. Cora Coralina, em seu poema Das Pedras, ilustra bem isso:

“Ajuntei todas as pedras
Que vieram sobre mim
Levantei uma escada muito alta
E no alto subi
Teci um tapete floreado
E no sonho me perdi
Uma estrada,
Um leito,
Uma casa,
Um companheiro,
Tudo de pedra
Entre pedras
Cresceu a minha poesia
Minha vida...
[...]”

- Peça ao Senhor para te ajudar a responder o mal com amor, força maior capaz de mudar a realidade de nossas relações.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário