terça-feira, 16 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa


16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa.

- Estamos vivendo o tempo Pascal onde a presença de Jesus ressuscitado tem se manifestado, muitas vezes reconhecida e acolhida, outras, com um pouco mais de dificuldade. No evangelho de hoje, Jesus anuncia seu retorno ao Pai e questiona aos seus discípulos se eles não irão perguntar para onde ele vai. Na verdade, os discípulos ainda não tinham compreendido a morte de Jesus como uma partida para o Pai e ficam tristes. Outro motivo da tristeza é pela amizade e caminho feito juntos. Porém Jesus fala da importância de ir para o Pai, pois só assim enviará o Espírito que os ajudará a compreender todas as coisas. Peça ao Senhor a graça de testemunhar a presença do Espírito Santo perante o mundo e as pessoas, bem como reconhecer suas ações no cotidiano da vida.

- Com a força do Espírito Santo acolha o Evangelho Segundo São João, Capitulo 16, versículos de 5 a 11.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado".

- O texto nos apresenta Jesus em seu discurso de despedida, através do diálogo prepara o coração dos seus discípulos para a sua partida, isto é, seu retorno para o Pai, de modo que compreendam a sua missão de enviá-los o Defensor, aquele que além de defendê-los, vem nos esclarecer sobre o pecado, a justiça e o julgamento. Tornando assim os discípulos capazes de olhar as situações do mundo a partir da palavra e ação de Jesus. A partida de Jesus, não é um processo de abandono, de ausência para sempre, mas pelo contrário, é caminho para a manifestação do Espírito Santo, aquele que guia a Igreja, cujo papel, é proporcionar esta união, comunhão e vínculo entre Deus e a humanidade. Peça ao Espírito Santo que conduza e guie a sua vida, a vida da Igreja e a vida do nosso povo.

- O grande dom que Deus nos dá é o Espírito Santo, ele nos ajuda a viver as dificuldades na caminhada que fazemos. Diante das suas fraquezas e medos você tem a certeza de que o Espírito Santo te protege e te defende? Você acredita no amor do Pai, na comunhão do Filho na presença do Espírito Santo?

- Nós confiamos e esperamos naquele que vem como luz de Deus e como nosso defensor. “Se eu não for, não virá até vós o Defensor”. Acolhamos o hino o conhecido hino ao Espírito Santo: A nós descei Divina Luz

- A nós descei, Divina Luz!
A nós descei, Divina Luz!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus!

- Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai
Luminoso raio, luminoso raio!
Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons
Luz dos corações, luz dos corações!
Grande defensor, em nós habitai
E nos confortai, e nos confortai!
Na fadiga, pouso; no ardor, brandura
E na dor, ternura, e na dor, ternura!

- Aos fiéis que oram, com vibrantes sons
Dai os sete dons, dai os sete dons!
Dai virtude e prêmio, e no fim dos dias
Eterna alegria, eterna alegria!

- Termina tua oração fortalecido e fortalecida pela presença vivificadora do Espírito Santo que te ilumina e te conduz. Procure à luz do Espírito de Deus orientar sua vida e suas buscas mais profundas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário