sexta-feira, 21 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 21 de abril, 6ª feira, 2ª Semana da Páscoa


21 de abril, 6ª feira, 2ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 21 de abril, sexta-feira da Segunda semana da Páscoa.

- Não podemos continuar nossos dias sem encantamento e maravilhamento, assim nos desafia o Tempo Pascal. O Ressuscitado nos sustenta e nos alegra para seguirmos adiante com entusiasmo de vida. Comece sua oração reconhecendo sua fome e sede do amor de Deus e pedindo que ele te sacie.

- Com disposição interna, escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 6, versículos 1 a 15.

Naquele tempo Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: 'Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?' Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: 'Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um'. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 'Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?' Jesus disse: 'Fazei sentar as pessoas'. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!' Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo'. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Ao se deparar com a multidão faminta, os discípulos não entendem como providenciar alimento para tanta gente. Mas Jesus tomou os pães, deu graças e os distribui aos que estavam sentados. A abundância é gerada quando ninguém considera somente seu o que possui, mas oferece, como dom, às necessidades do próximo. E a primeira necessidade do ser humano é o alimento, o pão de cada dia. A quantidade recolhida, doze cestos, significa, portanto, que quando a partilha é praticada, tem alimento para todos e todas. Peçamos ao Senhor a graça de ser generoso e viver a partilha.

- Como você tem vivido a partilha?

- “Este é verdadeiramente o profeta que deve vir ao mundo” diz o evangelho. As pessoas reconheciam isso em Jesus a partir de sua ação. De igual modo, nós podemos ser sinais da presença de Deus com o exercício da partilha, como canta Pe Zezinho:

Somos a Igreja do pão
Do pão repartido, e do abraço e da paz
Somos a Igreja da paz
Da paz partilhada, e do abraço e do pão.

- Termina sua oração se comprometendo com o Senhor em partilhar não apenas suas coisas, mas doar a vida em amor e serviço para quem mais precisa. Você é muito capaz de viver à maneira de Jesus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário