quarta-feira, 1 de março de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 5,27-32 - 25/02/2023


Abandone o pecado e decida seguir Jesus

“Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: ‘Segue-me’. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus” (Lucas 5,27-29).


Quaresma é o tempo de conversão, tempo de mudança de vida, tempo de abandonar a vida velha, ou seja, a vida de pecados, para vivermos uma vida nova e nos voltarmos de todo o coração para Deus.
E, hoje, podemos ver que é o Senhor quem toma a iniciativa de nos chamar para essa vida nova. A iniciativa da salvação vem de Deus. E, sendo uma iniciativa de Deus, cabe a nós, unicamente, aceitar esse convite e segui-Lo. Assim como fez Levi ao escutar Jesus lhe dizer: “Segue-me”; Levi deixou tudo e O seguiu; não pensou muito, mas teve essa iniciativa rápida em seguir Jesus. E, a partir desse seguimento, Levi teve a sua vida transformada.

Quando decidimos nos levantar e sair do pecado, oferecemos a oportunidade para que o Senhor transforme a nossa vida

Às vezes, por causa do nosso pecado, nos sentimos indignos de nos aproximarmos do Senhor, porém, o nosso pecado — por pior que seja —, não é obstáculo para o Senhor. Isso porque Jesus veio, justamente, para curar a enfermidade do pecado. Ele veio para os pecadores, Ele é um médico que veio para os doentes; Ele veio para nos dar o perdão.
Se Levi fosse alguém perfeito e santo, certamente, Jesus não o chamaria, mas Jesus o chamou porque nesta atitude de se levantar e seguir — de Levi para Mateus —, Mateus saiu do seu pecado, abandonou o pecado e decidiu seguir a Jesus.
Levantar e seguir, meus irmãos, é reconhecer que não posso mais continuar na vida velha, mas é preciso assumir a vida nova que Jesus nos oferece. E, ao aceitar seguir Jesus, Mateus teve não somente a sua vida transformada, mas desejou que os seus amigos também conhecessem a salvação. Por isso, ele oferece um jantar, oferece uma oportunidade para que as demais pessoas do seu convívio também conhecessem Aquele que o chamou para a vida nova.
Quando permitimos que o Senhor transforme a nossa vida, quando decidimos nos levantar e sair do pecado, oferecemos a oportunidade para que o Senhor transforme a nossa vida, mas também a vida de muitos ao nosso redor.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário