segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 19 de Fevereiro, 7º Domingo do Tempo Comum


19 de Fevereiro, 7º Domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 19 de Fevereiro, 7º Domingo do Tempo comum

- A narrativa do Evangelho de hoje relata ensinamentos importantes de Jesus. Fala da conhecida Lei do Talião. O modo de proceder de Jesus é diferente do modo de proceder do povo que ali se encontrava. Segundo Jesus, para um povo de coração de pedra, pagar com a mesma moeda parecia algo sensato, mas ele vem ensinar algo mais: para além do “olho por olho”, nos ensina a elevar o amor até os inimigos, pois o que leva à plenitude é a capacidade de amar. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de ter bons sentimentos, de ser capaz de amar até mesmo os inimigos.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 05, versículos de 38 a 48:

“Ouvistes o que foi dito. ‘Olho por olho e dente por dentro’. Eu, porém, vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, ao que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra! Ao que quiser te processar para tomar tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te obrigar a acompanha-lo por mil passos, caminha dois mil com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pedir emprestado. Ouvistes que foi dito. ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orais pelos que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que estais no céu; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz descer a chuva sobre a justos e injustos. Se amais aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos o mesmo? E se saudais somente aos vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem os gentios o mesmo? Sede, portanto, perfeitos como Pai Celeste é perfeito.

- A morte de Jesus na cruz e o perdão desarmam a lógica da violência. Estamos às portas do tempo de quaresma, tempo de aprender a amar nossos amigos, familiares e até mesmo os inimigos. Não é difícil amar a quem nos ama, conviver com aqueles que nos querem bem e nos valorizam. Mas o que se pode dizer do amor aos inimigos? Fazer o bem a quem nos odeia, nos coloca em sintonia com o jeito de Deus amar. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de viver bem neste mundo, ser coerente com sua fé, colocando como prioridade os ensinamentos de Jesus. Deus abençoa e acolhe a todos.

- A necessidade da prática do amor significava participar da perfeição do Pai Celeste. Jesus nos orienta que devemos fazer um pouco mais do que fazem os que não são cristãos. Isso implica viver sempre em comunhão de amor com o Pai e com os irmãos, pois somos seus discípulos. Você está disposto a isso?

- “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem” diz Jesus. O amor do Pai tem conotação universal e sem limites. Não há discriminação no dom de seu amor. Um amor que não discrimina, possibilita ao outro também a amar e acolher qualquer pessoa, sem discriminação. A perfeição do amor do Pai consiste na sua misericórdia. Este tempo quaresmal é propício para a prática da misericórdia. Sede perfeitos como o Pai Celeste é perfeito. Diz assim um refrão meditativo:

Onde reina o amor, fraterno amor.
Onde reina o amor, Deus aí está.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós e nos orienta para gerar bons sentimentos. Que o Senhor nos conceda a graça e o discernimento para viver neste mundo sempre de forma coerente com o projeto de Deus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário