terça-feira, 27 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 26 de setembro, 2ª feira, 26ª semana do Tempo Comum


26 de setembro, 2ª feira, 26ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 26 de setembro, 2ª feira da 26ª semana do Tempo Comum.

- Inicia tua oração tomando consciência de que está na presença de Deus. O evangelho de hoje nos faz compreender que muitas vezes nos envaidecemos procurando ser maior e melhor do que as outras pessoas. No entanto, essa comparação com os outros é nociva para a gente mesmo e atrapalha o relacionamento com os outros. Jesus ensina a humildade e a tolerância. Perceba-se como uma criança cuidada por Deus e experimente o seu afago.

- Escuta o Evangelho de Lucas capítulo 9, versículos de 46 a 50.

Naquele tempo: Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: 'Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.' João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.' Jesus disse-lhe: 'Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor.'

- Os discípulos ainda não compreendiam bem a dinâmica de seguimento de Jesus. Ele era um messias diferente que servia e dava a própria vida. No texto de hoje, ao acolher uma criança, Jesus ensina que os discípulos deveriam se abrir à simplicidade da mensagem do Reino de Deus. O pequeno se torna grande. Peça ao Senhor a graça de viver este ensinamento.

- Como você tem buscado ser o maior: por meio de demonstrações de superioridade ou sendo simples como uma criança?

- 'Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim.”, diz JesusDiz assim o poema/oração do Pe. Francys Silvestrini Adão:

Tu me dizes uma verdade
simples, acessível, vital
entranhada em minha carne
desde os primeiros dias
de minha vida
O que me faz ser gente é
o toque
o olhar
a companhia
o abraço
a promessa
Mas tantas vezes
eu esqueço o gosto bom
da gratuidade
e busco o gosto duvidoso
da superioridade
Entre nós
nunca deveria ser assim
Perdão Senhor
por não escutar
a profecia da Vida
Desperta em mim
uma memória toda agradecida
para que
sendo adulto com coração de criança
eu redescubra
a Alegria incomparável e
a Luz inconfundível
de simplesmente viver ao lado
de meus irmãos e irmãs

- Termina tua oração pedindo ao senhor a graça de caminhar na simplicidade e na humildade. Peça também um coração capaz de amar e servir, livre da mania de grandeza e agradecido por tudo o que Ele faz na sua vida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário