terça-feira, 22 de novembro de 2022

Palavra se fez carne - 22 de novembro, 3ª feira da 34 semana do Tempo Comum| Memória de Santa Cecília


22 de novembro, 3ª feira da 34 semana do Tempo Comum| Memória de Santa Cecília

- Hoje é dia 22 de novembro, 3ª feira da 34 semana do Tempo Comum| Memória de Santa Cecília.

- No evangelho de hoje Jesus e seus discípulos continuam no Templo que devia estar cheio pela proximidade da páscoa. Muitos peregrinos se maravilhavam com a beleza e suntuosidade daquela construção. Jesus, que já havia constatado a corrupção que se dava ali, reage de forma incisiva, falando sobre a destruição do Templo. Os discípulos, pensando mais no prédio do Templo do que nas relações que ali se davam, querem saber quando isso acontecerá. Jesus lhes responde, enfocando mais uma vez as relações dizendo: não se deixem enganar. Peça ao Senhor a graça do discernimento correto nestes tempos obscuros.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 21, versículos 5 a 11.

Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído". Mas eles perguntaram: "Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?" Jesus respondeu: "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' E ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim". E Jesus continuou: "Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu".

- Chamando a atenção para o Templo, Jesus chama a atenção para a forma que vivemos a fé. Embora ela possa, pelas suas práticas externas, saltar aos olhos de alguns, essa prática de fé se não encontrar correspondência em nossas relações, não se sustentará. Em um tempo de tantas vozes reais e virtuais, podemos facilmente nos enganar, deixando-nos levar por um discurso sobre Deus, mais do que por uma experiência de relação pessoal com Ele. Fazer a opção acertada por Jesus e pelo seu Evangelho nos leva a conflitar conosco mesmos e com pessoas e estruturas que recusam essa proposta. Reflita sobre isso.

- São belas as pedras com ornamento do templo da tua vida? Você procura cultivar a intimidade com Deus e o amor ao próximo ou vive uma religião feita de preceitos e aparências?

- Jesus diz: “É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Os confrontos que Jesus apresenta ao final do evangelho não devem nos encher de medo, mas de esperança. Assim deve ser com os confrontos que enfrentamos interiormente. Longe de quererem o nosso fim, a nossa destruição, esses confrontos querem o fim de tudo que não é sinal do Reino de Deus, anunciado por Jesus. O Senhor nos convida à mudança; uma mudança que não se dará sem conflitos. A poeta Cecília Meireles no poema Renova-te convida a sempre renascer, diz ela:

Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.

- Peça ao Senhor que te ajude a discernir, entre as vozes e os acontecimentos do nosso tempo, os caminhos do seu espírito. Peça também que o Senhor te ajude a desconstruir em você tudo aquilo que não está de acordo com o seu projeto. E que, na reconstrução de uma fé autêntica você não engane e nem se deixe enganar.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário