terça-feira, 22 de novembro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 21,5-11 - 22/11/2022


Viva cada vez mais a Palavra de Nosso Senhor

“Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim” (Lucas 21,9).



Meus irmãos, no Evangelho de hoje, algumas pessoas estão ali, próximas a Jesus, e falam a respeito do templo, acham o templo de Jerusalém bonito, com as suas pedras, com a sua grandiosidade. E Jesus aproveitou essa oportunidade para dizer: “Olha, tudo isso vai ser destruído, não sobrará pedra sobre pedra”.
Jesus não estava dizendo apenas de uma catástrofe que iria acontecer, não estava apenas profetizando algo exterior, mas algo mais íntimo, mais interior. Não sobraria pedra sobre pedra; e não adiantaria eles ficarem apenas com a beleza externa, mas a beleza interior, a profundidade em viver a Sua Palavra, o Seu Evangelho.Jesus estava chamando não a cuidar apenas do exterior, mas do interior: “Olha, não vai sobrar pedra sobre pedra, tudo será destruído”.
E Jesus foi apresentando outras situações difíceis, complicadas, perseguições, outras destruições, terremotos, sinais no céu, mas Jesus também disse: “Olha, mas vocês não devem se apavorar com  tudo  isso. Tudo isso vai acontecer antes que o Filho do Homem venha”. Ou seja, os tempos difíceis viriam, mas Ele também viria; a esperança viria, a tristeza estava ali para acontecer, mas a alegria viria, o Senhor. As catástrofes, os males estavam ali para acontecer, mas Ele voltaria para restabelecer a ordem, Ele vai voltar para restabelecer toda a ordem.

Não nos apavoremos, mas vivamos ainda mais o Evangelho, vivamos ainda mais a Palavra do Senhor

Meus irmãos, nós já estamos nessa expectativa da vinda definitiva de Nosso Senhor e, assim como naquele tempo, também encontramos revoluções, guerras, encontramos tempos de pestes, de doenças, estamos vivendo esse tempo. Mas Nosso Senhor também nos chama a não nos apavorar. Se nós sabemos que algo vai acontecer, nós já não nos preparamos? Não é verdade? Eu sei que vai doer se eu mexer aqui, então, já me preparo e dói menos. Não é assim?
Nosso Senhor disse que tudo isso vai acontecer. Se nós estivermos preparados na vivência do Evangelho, na vida de oração, na caridade, tudo isso vai acontecer, mas nós não nos abalaremos, porque estamos com o Senhor e Ele está conosco.
Todas essas notícias ruins, difíceis, tudo que nós temos vivido, meus irmãos, também nos nossos tempos, no dia de hoje, não nos apavoremos, mas vivamos ainda mais o Evangelho, vivamos ainda mais a Palavra do Senhor.
E, quando Nosso Senhor nos chamar, com a graça d’Ele, estaremos preparados, estaremos vivendo o Seu Evangelho, vivendo a santidade.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário