sábado, 15 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 15 de outubro, Sábado, 28ª semana do Tempo Comum | Memória de Santa Teresa de Jesus


15 de outubro, Sábado, 28ª semana do Tempo Comum | Memória de Santa Teresa de Jesus

- Hoje é dia 15 de outubro, sábado da 28ª semana do Tempo comum. Memória de Santa Teresa de Jesus.

- A narrativa do Evangelho de hoje nos chama a atenção para o nosso testemunho de fé. SE testemunhamos a favor do Filho do Homem, ele também dará testemunho de nós diante de Deus, mas quem o renegar, também será renegado. Quem falar contra o Filho do Homem, será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, será não lhe será perdoado. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de dar testemunho ao mundo em favor do Filho do Homem.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 12, versículos de 8-12:

“Digo-vos: todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus; mas quem me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus. A todo o que falar uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado, mas a quem blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com o que responder pi dizer, pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

- As autoridades religiosas conheciam Jesus, mas o perseguiam e falavam mau dele. Jesus diz que será a favor de quem se declarar a favor dele e quem o renegar será por ele renegado. Aqui Jesus está se referindo a quem o conhece e sabe quem ele é. Diante do amor misericordioso o discípulo não deve renegar o mestre. Fechar-se a isso, é “blasfemar contra o Espírito Santo”, doador de todos os dons. Por isso não será perdoado, porque o próprio indivíduo se fechou em acolher o amor misericordioso que perdoa sempre. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria para acolher bem a pessoa de Jesus na sua vida; para bem compreender seus ensinamentos e colocá-los em prática.

- Em que situações você não conseguiu testemunhar ou anunciar a Boa-Nova de Jesus? Que atitudes não condizem com aquele que segue Jesus e que precisam ser banidas de sua vida? Quais suas atuais preocupações que muitas vezes causam medo e paralisam você na missão de discípulo de Jesus?

- “...o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”, diz Jesus. Santa Teresa de Jesus costumava dizer que Deus se encontra também entre as panelas da cozinha. Então, se prestar atenção irá perceber que Deus nunca deixa de estar na situação em que está vivendo, no momento de vida em que se encontra. Como Santa Teresa deixe-se amar por Deus. Diz ela:

Nada te perturbe,
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!

- Termine sua oração pedindo ao Senhor a coragem de continuar sendo testemunha dele e continuador de sua missão. Mostre aquilo que quer fechar seu coração à graça de Deus: medos, preocupações, Falta de perdão. Deixe o Espírito Santo te conduzir, te ensinar e te encorajar para que você não desanime na missão! O Senhor precisa de você!

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário